Internet das Coisas, ou IoT, sigla em inglês mais comumente associada ao assunto, representa uma nova era da tecnologia. O termo é usado para definir todo equipamento que, com acesso à internet, tem suas funções ampliadas, criando assim um ecossistema inteligente em torno do usuário.

A câmera que só destranca a porta de casa após reconhecer o seu rosto, a lâmpada da sala que você controla pelo celular, a geladeira que envia um e-mail avisando quando o leite está acabando, tudo isso são ideias (algumas que já existem, outras não) de aplicações em IoT tomando forma ao redor do mundo.

publicidade

Com a internet das coisas, tudo está conectado, não somente computadores e celulares. E isto significa um volume maior de dados sendo produzidos e de dados sendo acessados também. O IoT muda o paradigma da web para o usuário final, mas também para as empresas que fornecem ou aproveitam os dados gerados pelo usuário.

Esta nova rede mundial de equipamentos só tende a crescer com o passar do tempo. Um estudo recente da consultoria Gartner prevê que mais de 20 bilhões de “coisas” estarão conectadas à internet até 2020. Ao final de 2017, o número previsto é de 8 bilhões. Um ritmo de crescimento que não se vê em qualquer outra área da tecnologia.

publicidade

Manter a internet das coisas funcionando para os clientes e provedores exige a manutenção de uma infraestrutura tão grande quanto essa nova rede de dispositivos conectados. O que vai determinar a eficiência do IoT é a eficiência da infraestrutura que terá o trabalho de suportá-lo.

Promover insights com base nesse oceano de dados providos pelo IoT não será tarefa fácil, a não ser que uma infraestrutura competente seja utilizada para isso. Pensando em como se preparar para a internet das coisas, a sua empresa precisará focar em alguns fundamentos: segurança, escalabilidade e velocidade.

publicidade

Segurança é um assunto delicado para qualquer participante da indústria, seja cliente ou provedor. Com a chegada do IoT, manter seguros os dados gerados por câmeras, lâmpadas, geladeiras e todo tipo de “coisa” conectada não é fácil. Mas deixar todos estes dispositivos, ou as redes que coletam seus dados, desprotegidos, é colocar toda a indústria em perigo.

Por isso, mecanismos de autenticação robustos e criptografia de dados em movimento ou em repouso são fundamentais. Tão fundamentais quanto escalabilidade e velocidade: o volume de dados gerados no cenário do IoT não deve desacelerar tão cedo, e por isso é importante ter uma estrutura equipada para lidar com demandas crescentes desta nova era e, assim, não se deixar passar para trás.

publicidade

Conexões de altíssima velocidade, soluções de estruturação de dados e computação cognitiva são essenciais nesta etapa. Buscar uma solução de infraestrutura como serviço (IaaS), cloud ou cloud híbrida podem, também, acelerar o processo de obtenção de insights com base no volume cada vez maior de dados providos pelos dispositivos conectados do mundo todo.

O IoT não é um fenômeno que afeta apenas uma ponta da economia digital, mas toda a indústria. Se a sua empresa quer fazer parte desta nova era da tecnologia, ter em mãos uma solução que garanta segurança, escalabilidade e velocidade para as suas aplicações em IoT vai fazer toda a diferença.