O Linux é um sistema opercional popular entre desenvolvedores e profissionais de tecnologia por sua segurança e por ter uma gama de aplicações específicas. Quem pensa em trocar o Windows pelo Linux precisa avaliar uma sére de questões, e uma delas é a compatibilidade entre as duas plataformas.

Mesmo sendo um sistema bem diferente do Windows, muitos aplicativos concebidos para a plaraforma da Microsoft também marcam presença no Linux. A seguir, confira uma lista elaborada pelo Olhar Digital com os programas disponíveis para ambos os sistemas.

Navegadores

O navegador é uma das principais ferramentas de todo sistema operacional, afinal ele permite acessar páginas da internet e realizar seus downloads. Felizmente, no sistema do pinguim, as principais opções para esta categoria estão disponíveis. Veja:

publicidade

Na maioria das distribuições, o Mozilla Firefox já acompanha o sistema pré-instalado, além das opções de browsers do próprio ambiente gráfico, como acontece com o KDE.

Reprodução

Players de mídia

No Linux também não faltam opções destinadas ao entretenimento, com programas capazes de reproduzir conteúdos de mídia, tais como vídeos, músicas e outros. Confira:

Reprodução

Já em uma categoria um pouco diferente, mas ainda relacionada, o Linux conta com o KODI. Assim, você também pode transformar o seu PC em uma central multimídia ao utilizá-lo.

Clientes de e-mail

Nesta categoria, o principal nome do Windows – o Outlook – não se encontra disponível para Linux. Ainda assim, outro aplicativo popular, o Thunderbird, roda no sistema e é constantemente atualizado. Um pouco menos conhecido, mas também muito eficiente e disponível para ambos os sistemas, é o cliente Mailspring. Através destas duas opções, você conseguirá gerenciar os e-mails com facilidade.

Ferramentas de desenvolvimento

Um dos usos principais do Linux está relacionado ao desenvolvimento de programas e sites. Se você está acostumado com as ferramentas do Windows, saiba que ao menos algumas delas também estão presentes no Linux. Veja quais são:

Reprodução

Outros aplicativos

Acima, você viu as principais categorias de aplicativos com as ferramentas mais populares. Além delas, existe uma série de programas populares no Windows que também rodam no Linux, mas que não se encaixam nas categorias acima. Veja alguns deles abaixo:

  • Deluge – Cliente para fazer o download de arquivos via torrent;
  • Pidgin – Aplicativo para realizar a troca de mensagens de diferentes serviços;
  • Filezilla – Cliente FTP para realizar a transferência de arquivo via rede ou para servidores;
  • LibreOffice – Popular suíte office com aplicativos para a criação de textos, planilhas, slides etc;
  • GIMP – A alternativa mais popular ao Photoshop para a criação de artes