Os smartphones Android, assim como os computadores, nem sempre excluem permanentemente um arquivo deletado pelo usuário. No entanto, o Secure Eraser é um aplicativo gratuito que promete garantir que dados apagados não possam mais ser recuperados. Isso tende a ser muito importante, especialmente em caso de perda ou roubos de aparelhos.

Para te ajudar a manter seus arquivos sensíveis a salvo, o Olhar Digital preparou um guia com o passo a passo para apagá-los permanentemente no Android. Para fazer isso, é preciso seguir duas etapas: fazer uma exclusão simples e, em seguida, a completa. Veja a seguir como funciona:

Etapa 1. Apagando os arquivos

  1. Abra o gerenciador de arquivos do seu aparelho ou o de sua preferência. Neste passo a passo, utilizaremos o ES File Explorer;
  2. Ao abri-lo, prossiga com a sua explicação e clique em “Vamos lá”;

    Reprodução

  3. Na tela inicial, faça a busca pelo arquivo no campo de busca ao lado da “Lupa”;

    Reprodução

  4. Toque e segure no arquivo que deseja e clique em “Apagar”. Na mensagem, desmarque a opção “Mover para a lixeira” e toque em “Ok”.

    Reprodução

Etapa 2. Eliminado os vestígios do arquivo apagado

publicidade

Ao apagar um arquivo, o Android acaba mantendo um espaço em branco, que pode ser usado para a recuperação. É justamente nesta área que o Secure Eraser age para eliminar qualquer possibilidade de recuperação dos dados. Veja como usar:

  1. Acesse a Google Play e realize o download do Secure Eraser;
  2. Em sua tela inicial, toque no local indicado conforme mostra a imagem abaixo e selecione a unidade em que será feito o processo;

    Reprodução

  3. Clique em “Start” e conceda a permissão solicitada para o acesso aos arquivos, ela é necessária. Aguarde o processo ser concluído.

    Reprodução

Pronto! Ao fim do processo, não será possível recuperar qualquer arquivo apagado no aparelho. Vale lembrar que o tempo do processo varia de acordo com o espaço livre que você tem no celular, podendo demorar em alguns casos. Durante o processo, não utilize outros aplicativos.

Caso mensagens de pouco armazenamento em disco apareçam durante o processo, não é preciso fazer nada. O espaço livre do aparelho ou do cartão microSD voltará ao normal assim que o programa finalizar todas as etapas necessárias.