O final do ano de 2018 já está chegando e, você provavelmente deve ter postado diversas situações e momentos que passou nele no Facebook. Como de costume, a rede social acaba de liberar um recurso que analisa o que foi postado na sua linha do tempo e de outras atividades feitas dentro dela para criar uma espécie de retrospectiva deste ano com os seus melhores momentos.

A função já está disponível tanto no site para computador, quanto para os aplicativos utilizados em celulares rodando o Android ou o iOS. A seguir, veja como usar a ferramenta do Facebook para criar a sua retrospectiva deste ano:

publicidade

No computador

O processo no computador é bem fácil de ser realizado e até facilita o usuário da rede social na hora de escolher as fotos que farão parte do post a ser compartilhado. Confira:

publicidade
  1. Acesse o Facebook normalmente e realize o login nele;
  2. Depois de ter feito o login, entre neste link;
  3. Ao ter entrado no link acima, o próprio Facebook já traz um vídeo com alguns momentos pré-selecionados.

    Reprodução

Caso o vídeo acima já esteja como você deseja, ao clicar em “Enviar”, você pode escolher um contato no Messenger que o receberá. Já usando a função “Compartilhar”, você fará o post dele em sua linha do tempo onde seus outros amigos poderão vê-lo.

Apesar da edição do vídeo do Facebook quase sempre acertar os melhores momentos do ano, ainda é possível editar esta criação. Para isto, basta seguir estes passos:

publicidade
  1. Na mesma tela que você viu acima com a criação do Facebook, no canto superior direito do vídeo existe um botão “Editar”. Clique nele;
  2. Então, navegue pelos números para chegar na foto desejada e, se for de sua vontade, substitua-a com uma das fotos ao lado.

    Reprodução

Além das fotos que ficam ao lado, se você clicar no botão cinza com uma imagem no meio, você também pode subir fotos que não foram postadas na rede social. Assim, você mesmo consegue criar um álbum completamente novo, mas que seja mais relevante para si.

No celular

publicidade

O vídeo criado com a retrospectiva deste ano nos celulares deve aparecer de forma automática como o primeiro item da sua linha do tempo. Entretanto, caso isso não ocorra ou se você fechar o Facebook por engano, ainda tem como acessar o recurso. Veja como fazer isto em um simples passo:

  1. Abra o Facebook normalmente e clique no ícone representado por “Três linhas”. Ao entrar em “Lembranças”, automaticamente você verá a retrospectiva deste ano.

    Reprodução

Assim como no computador, antes de fazer a publicação da postagem em sua linha do tempo, você pode fazer alterações no vídeo com o botão editar ou simplesmente mandar a criação do Facebook pelo Messenger para ter mais privacidade. Vale lembrar, que a parte de edição do vídeo no celular tem as mesmas funcionalidades do computador, apenas com diferenças na interface que é adaptada para as telas touch.

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login