Depois de muita espera, o Fortnite finalmente foi liberado para todos no Android, apesar de ainda não ser compatível com muitos aparelhos. Quem já consegue rodar o jogo, entretanto, pode sofrer um pouco com problemas de performance, principalmente em celulares mais antigos.

Para lhe ajudar a deixar o jogo mais fluído, o Olhar Digital preparou uma matéria com algumas configurações a serem feitas no Android. Veja:

publicidade

Modo avião com Wi-Fi

Esta dica pode parecer estranha, mas as vezes algumas lentidões são ocasionadas por conta da conexão do celular, que ao sofrer qualquer alteração interfere no jogo. A forma de contornar este problema consiste justamente em ativar o modo avião do celular, porém, habilitando apenas a conexão Wi-Fi. Para isso, basta seguir este simples passo:

publicidade
  1. Abra a barra de notificações do Android. Então toque em “Modo off-line” e em “Wi-Fi”.

    Reprodução

Modo de jogo

Algumas fabricantes de celulares como a Sony ou a Samsung, por exemplo, incluem nas configurações do Android alguns perfis de desempenho para tarefas diferentes. No exemplo abaixo, veja como ativar o perfil de jogos nos aparelhos da Samsung:

publicidade
  1. Acesse a tela de “Configurações” do Android e entre em “Manutenção do aparelho”;

    Reprodução

  2. Clique em “Modo desempenho”, habilite a opção “Jogo” e toque em “Aplicar”.

    Reprodução

Desabilitar atualização automática

Mesmo com um processo em execução no Android, é capaz que um processo em segundo plano seja iniciado para a atualização de aplicativos. Isto ocorre na maioria dos casos devido a uma configuração da Google Play. A seguir, veja com desabilitar a atualização de aplicativos de forma automática:

publicidade
  1. Abra a Play Store e toque no ícone representado por “três linhas”;

    Reprodução

  2. Entre em “Configurações”, clique em “Atualizar apps automaticamente” e marque a opção “Não atualizar apps automaticamente”.

    Reprodução

Desabilitando processos em segundo plano

Além da Google Play, existem outros processos no Android que podem estar rodando em segundo plano e consumindo recursos do celular. Para desabilitá-los, siga estes passos:

  1. Na tela de “Configurações” do Android entre em “Sobre o telefone”, clique em “Informações do software” e toque sete vezes em “Número de compilação”;

    Reprodução

  2. Entre em “Opções de desenvolvedor”, toque em “Limitar processos em segundo plano” e ative a opção “Sem processos em segundo plano”.

    Reprodução

Após jogar, pode ser que você deseje voltar a opção alterada para a configuração padrão. Quando ela fica desativada, você pode perder a notificação de alguns aplicativos, pois os seus processos não entrarão em execução.

Modificando a qualidade gráfica

Ao ser instalado no celular, o Fortnite detecta automaticamente a melhor qualidade para o jogo ter um visual bonito. Entretanto, nem sempre a configuração prioriza a quantidade de frames por segundo em que o jogo será executado. Para alterar siga estes passos:

  1. Na tela inicial do jogo, toque no ícone representado por “três linhas”;

    Reprodução

  2. Agora, vá no ícone representado por uma “engrenagem”;

    Reprodução

  3. Coloque a “Qualidade” como “Baixa” e configure o jogo conforme sugere a imagem abaixo.

    Reprodução

Em alguns casos, pode ser necessário deixar os quadros com o valor “20”. Quando esta configuração fica ativa, o Fortnite ficará com os gráficos um pouco prejudicados, porém, a fluidez que é essencial para a sua jogabilidade melhorará.

Pronto! Com todas essas dicas você deverá notar uma melhora na performance do Fortnite que lhe ajudará na busca pela vitória.