O Android é o sistema operacional para smartphones que oferece a maior liberdade para uso de aplicativos. Nele, é possível instalar qualquer tipo de programa pela Google Play ou através de APKs. Essa liberdade, entretanto, pode trazer vírus para o celular que nem sempre podem ser removidos com facilidade.

Embora seja um processo simples, não basta apenas apagar o aplicativo malicioso do celular. Confira abaixo neste turorial do Olhar Digital como desintalar o app em questão e livrar o seu aparelho de ameaças digitais.

Fazendo a desinstalação dos aplicativos

Antes de começar, é necessário saber que caso você tenha perdido dados ou arquivos devido ao vírus, talvez não seja possível recuperá-los. O tutorial ajudará a trazer a estabilidade de volta ao sistema. Assim, seguem os passos:

publicidade
  1. Inicie o Android normalmente no celular, mas não abra nenhum aplicativo;
  2. Segure o botão de desligar do celular para aparecer o menu com as opções de desligamento ou reinicialização. Nele, toque e segure sobre a opção “Desligar” até aparecer a mensagem para reiniciá-lo no modo de segurança.

    Reprodução

O modo de segurança do Android inicia o sistema apenas com o necessário para que ele funcione. Dessa forma, aplicativos adicionais que foram baixados pela Google Play não serão iniciados, o que deixa o sistema estável, apesar de ficar com alguns recursos restritos.

Quando se está nele, você verá uma marca d’água ou símbolo que o represente na tela. Com o sistema iniciado desta forma, prossiga com estas etapas:

  1. Acesse a tela de “Configuração” do sistema e vá em “Aplicativos”;

    Reprodução

  2. Procure pelos aplicativos que lhe trouxeram os problemas e ao selecioná-los, use a opção “Desinstalar”;

    Reprodução

  3. Reinicie o aparelho, desta vez no modo normal.

Garantindo que não sobrou nenhum vestígio

Após a realização dos passos acima, você já removeu o vírus do celular. Ainda assim, é recomendado que você entre na Google Play, baixe um antivírus e faça uma varredura completa no sistema.
Se você estiver em dúvida na hora de escolher um antivírus, confira esta matéria do Olhar Digital que selecionou os melhores programas desta categoria.

O que fazer quando o botão de desinstalar está desabilitado
Alguns aplicativos maliciosos mais sofisticados podem acabar fazendo algumas mudanças de privilégios administrativos do celular, que desabilitam o clássico botão “Desinstalar”. Felizmente, no modo segurança existe um truque para reabilitá-lo. Veja:

  1. Acesse a tela de “Configurações” do sistema e vá em “Segurança”;

    Reprodução

  2. Entre em “Administradores do dispositivo”, localize o aplicativo na lista e desmarque-o;

    Reprodução

  3. Volte a tentar a desinstalação do aplicativo.

Agora que o seu Android já está de volta ao normal, tome cuidado com aplicativos que tenham avaliações baixas ou que prometam tarefas quase inacreditáveis. Lembre-se também, que APKs espalhados pela internet podem não ser confiáveis e virem com alterações maliciosas.