Seja no computador ou no celular, cada vez mais é preciso tomar cuidado com as informações que são mantidas neles. Quem utiliza o Android, acaba tendo certas facilidades pelos seus celulares já virem com os aplicativos do Google para uma série de tarefas, mas e se a pessoa quiser optar por outros serviços para substituí-los e ter mais privacidade?

O processo acima até pode ser realizado e, apesar de trazer alguns pontos positivos, existem contras ao fazê-lo. A seguir, veja como utilizar o seu celular sem os serviços do Google, mas ainda continuando com o Android:

publicidade

Removendo os serviços do Google

Antes de conhecer as principais alternativas que podem substituir os serviços do Google, é necessário saber como desabilitar os serviços do Google que estão no celular, já que nem sempre eles podem ser removidos. Veja:

publicidade
  1. Acesse a tela de “Configurações” e entre em “Apps e notificações”;

    Reprodução

  2. Toque em “Ver todos os apps”, selecione um dos serviços ou aplicativos do Google e toque em “Desativar”.

    Reprodução

Quando você desativa os aplicativos e serviços do Google, é possível que você encontre erros em outras partes do sistema que dependem deles para alguma função. Além disto, com o método demonstrado acima, você não está desinstalando nada, apenas os processos referentes ao Google não estarão rodando e, eles podem ser restaurados por você a qualquer momento.

Além destas alterações acima, você pode estar procurando remover também a barra de buscas do Google, assim como o feed de notícias dele. Confira como fazer:

publicidade
  1. Na tela da barra de buscas do Google, toque e segure sobre ela e arraste-a para o botão “X”;

    Reprodução

    1. De volta a tela inicial do aparelho, toque e segure sobre um espaço vazio, entre em “Configurações da página inicial” e deixe como “Nenhum” a opção “Deslize para acessar”.

      Reprodução

Como alternativa a barra de buscas do Google, o navegador Brave, apresentado mais abaixo, consegue substituí-las com outros buscadores.

Serviços de busca

publicidade

Um dos principais pontos fortes do Google é a sua busca, mas que pode ser substituída por alguns outros serviços que oferecem uma boa eficiência. Para esta categoria, dois deles podem ser citados:

  • DuckDuckGo – Ele funciona como um buscador tradicional, tendo um motor próprio para buscas. Como a principal diferença, as buscas que são realizadas nele permanecem anônimas;

    Reprodução

  • StartPage Private Search – Diferente da opção anterior, este serviço utiliza a engine do Google para lhe trazer resultados eficientes, porém ele protege a sua privacidade e anunciantes do Google não tem acesso aos seus dados.

Serviços de e-mail

Os e-mails são outra parte importante do dia-a-dia de quase todos. Para utilizar outro serviço de e-mail, em que o seu foco é a privacidade, você precisa saber que a maioria dos serviços seguros para este fim não oferecerão tanto espaço para os e-mails, além de terem alguns recursos a menos. Veja as opções:

  • ProtonMail – Os seus e-mails são criptografados de forma que ninguém consiga o acesso a eles. A versão gratuita do serviço oferece 500 MB de espaço;
  • Tutanota – Funciona de forma similar ao ProtonMail, mas oferece mais opções de domínio e 1 GB de armazenamento gratuito.

Serviços de streaming de vídeo

O YouTube é a maior plataforma para se assistir vídeos na internet e, a verdade, é que é bem difícil substituí-lo por completo. Ainda assim, existem duas alternativas para ele que são:

  • Vimeo – Plataforma para streaming de vídeos com foco em criadores de conteúdo;
  • Dailymotion – Similar a alternativa anterior, mas com menos foco para os criadores de conteúdo. Aqui, os vídeos são sugeridos para você conforme o seu interesse.

Serviços para mapas

Outra grande utilidade dos celulares também é no auxílio para se movimentar pela cidade, obtendo rotas para facilitar a sua tarefa. No Android, até existem alternativas para o Google Maps, mas elas não conseguem trazer todas as informações que ficam no aplicativo do Google. Veja:

  • OpenStreetMap – Serviço de mapas com código aberto com foco em informações fornecidas por sua comunidade;
  • HERE WeGo – Desenvolvido inicialmente pela Nokia, este serviço é o que mais se aproxima do Google Maps quando o assunto são rotas e transportes alternativos para um trajeto.

Suíte de aplicativos online e na nuvem

Essa é outra categoria em que dificilmente os serviços oferecidos pelo Google, como por exemplo o Google Docs pode ser substituído. A única indicação para esta categoria com bastante qualidade fica para o Zoho, que assim como o Google, eles possuem diversos aplicativos para diferentes funções. Veja:

  • Zoho Assist – Ferramenta para acesso remoto a dispositivos;
  • Zoho Docs – Serviço na nuvem para criação de textos, planilhas e outros documentos;
  • Zoho Mail – Serviço de e-mail;
  • Zoho Vault – Gerenciador de senhas.

A lista completa dos aplicativos da Zoho pode ser encontrada neste link da Google Play.

Loja de aplicativos alternativa

Para o Android existe uma grande lista de lojas alternativas, que oferecem apenas downloads legalizados. O grande problema, na maior parte dos casos, entretanto, fica na segurança que elas oferecem. Assim, existem duas opções de qualidade a qual você pode recorrer:

  • Amazon Appstore – Loja de aplicativos da própria Amazon, que sempre conta com promoções especiais e aplicativos gratuitos por tempo limitado;
  • APKMirror – Diferente da opção acima, esta loja oferece os APKs dos aplicativos e funciona como um repositório, possuindo desde as versões anteriores dos apps até versões de testes, geralmente em fase Beta.

Note que para instalar a Amazon Appstore é necessário fazer o download dela pelo link fornecido acima. Ela não se encontra dentro da Google Play.

Navegadores

A última categoria desta matéria, talvez seja a que mais tenha opções para substituir o Chrome. Até pouco tempo, é verdade, o Chrome era e continua sendo um dos melhores navegadores para o Android. Mas os seus concorrentes vêm implementando novos recursos que não os deixam atrás quando o assunto é privacidade e recursos. Confira estas alternativas:

  • Brave Browser – Além de possuir a maioria dos recursos padrões de outros navegadores, ele traz um bloqueador de propagandas, pop-ups e uma função que sempre prioriza o uso do protocolo HTTPS;
  • Firefox Focus – Desenvolvido pela Mozilla, ele traz uma série de bloqueios para rastreadores comuns da internet e lhe permite apagar qualquer dado de navegação com facilidade;
  • Tor Browser – Dos mesmos desenvolvedores do Projeto Tor para computadores, é uma das opções mais seguras para navegação no Android.

Conclusão

Para a maioria dos programas ou serviços oferecidos pelo Google, existe sim alguma alternativa que pode ficar no seu lugar. Apesar disto, como foi visto acima, na maioria das vezes você sentirá falta de algum recurso exclusivo do serviço deles.

Não apenas isto, mas o Google também é amplamente adotado como o serviço principal de muitas pessoas e, pode ser inevitável ter que clicar em um link ou algo do tipo para acessar algo que está sendo compartilhado com você. Como dito anteriormente, alguns programas neste processo também podem ter algum recurso afetado pela falta dos processos do Google estarem em execução.

Sendo assim, caso esteja querendo fazer uma mudança nos aplicativos que utiliza, o mais sugerido é utilizar apenas alguns deles. Ou seja, ao invés de trocar todos os serviços que utiliza, foque apenas naqueles em que você sabe que darão conta do trabalho e não precisará ter que recorrer a mais alternativas para alcançar um resultado eficiente.