Houve uma época em que o Google empurrou uma conta no Google+ para cada um de seus usuários, então dependendo da época em que você criou o seu Gmail, você pode ter um perfil na rede social mesmo que você nunca tenha tido o mínimo interesse no serviço.

Isso é um problema. Só neste ano, o Google descobriu duas vulnerabilidades que permitiam que dados dos usuários fossem indevidamente acessados por desenvolvedores de aplicativos, o que fez com que a empresa decidisse matar a rede social em definitivo. 

publicidade

Enquanto isso não acontece, é uma boa medida preventiva simplesmente excluir a sua conta enquanto novos vazamentos não acontecem. Ninguém merece ter informações privadas vazadas por causa de um serviço que nem ao menos é útil. Vale notar também que é totalmente possível excluir a conta do Google+ sem afetar em nada o acesso a outros serviços do Google como o Gmail e o Drive. Veja como:

Importante

publicidade

Antes de prosseguir com a exclusão do seu perfil é necessário fazer algumas ressalvas que são importantes. A primeira delas, é claro, é que após excluir o seu perfil da rede social, não existe forma de recuperá-lo. Assim, caso você queira voltar a usar a rede social, é necessário criar um perfil do zero.

Caso você utilize um celular mais antigo com Android e tenha o aplicativo do Google+ instalado de fábrica, não será possível removê-lo, mas apenas desativá-lo pelo caminho convencional. A outra opção é seguir este tutorial do Olhar Digital que ensina a remover aplicativos que vieram pré-instalados de fábrica.

publicidade

Fazendo a remoção da conta

O caminho mais fácil para realizar a remoção da conta do Google+ é através de um computador, apesar do processo também funcionar em celulares. Veja como prosseguir:

publicidade
  1. Abra o navegador de sua preferência e faça o login em algum serviço do Google como o Gmail, por exemplo;
  2. Então, acesse este link e veja a explicação completa do Google sobre a remoção de contas do Google+. Caso ainda queira prosseguir com a remoção da conta, clique no link conforme está destacado na imagem abaixo;

    Reprodução

  3. Mais uma vez, o Google solicitará o seu login. Realize ele;

    Reprodução

  4. Após o login estar feito, você se encontrará na página inicial do Google+. Caso aconteça algum erro e o Google lhe peça para criar um novo perfil, apena cancele a mensagem e prossiga para o próximo passo;
  5. No menu que está na parte da esquerda da tela, clique em “Configurações”;

    Reprodução

  6. Role a página até o fim e clique em “Excluir seu perfil do Google+”;

    Reprodução

  7. Na nova página, siga até o final dela, marque as duas opções conforme está destacado na imagem abaixo e clique em “Excluir”;

    Reprodução

  8. Por fim, se preferir, você pode informar ao Google o motivo pelo qual você está excluindo a sua conta. Isto é opcional.

    Reprodução

Pronto! Agora, a sua conta já foi excluída da rede social. Caso queira ver outros assuntos relacionados a privacidade no Google, o Olhar Digital já mostrou anteriormente outras ferramentas do Google para estar no controle sobre seus dados.