A Intel divulgou ontem os seus resultados financeiros referentes ao quarto trimestre de 2017, e aproveitou a oportunidade para falar sobre as duas gigantescas falhas de segurança que afetam seus processadores. Segundo o CEO da empresa, Brian Krzanich, chips protegidos contra as falhas “Meltdown” e “Spectre” devem ser lançados até o final de 2018. 

Descobertas no começo desde ano, as falhas deixam vulneráveis praticamente todos os processadores lançados nos últimos 20 anos. No caso específico da Intel, todos os chips que a empresa lançou na última década estão desprotegidos. Para contornar essa falha, a empresa vem lançando atualizações de firmware para seus processadores, mas essas atualizações podem acabar reduzindo o desempenho deles. 

publicidade

Fora isso, há outros problemas relacionados às atualizações. A própria empresa já admitiu que elas podem causar comportamentos inesperados em uma série de seus processadores. Por conta disso, ela chegou a orientar alguns de seus clientes a não baixar a atualização e a esperar que uma versão corrigida da atualização fosse lançada.

Declarações

publicidade

Krzanich, o CEO da empresa, disse durante o anúncio dos resultados financeiros da Intel que a empresa está “trabalhando o dia todo” para criar soluções para esses problemas. Mesmo assim, ele admitiu que a Intel está “extremamente consciente de que temos que fazer melhor”. Ele diz ter “ecarregado algumas de nossas melhores mentes” a solucionar o problema. 

No entanto, ele não comentou sobre sua venda de ações recente. A Intel sabia das falhas desde junho, quando foi informada delas pelo Google para que pudesse tomar alguma providência. Nesse momento, antes de que elas fossem reveladas ao público, Krzanich vendeu mais de US$ 39 milhões em ações de sua própria empresa. Segundo a Intel, essa venda “não tinha relação” com as falhas.