Pela primeira vez, um drone foi usado por uma equipe de salva-vidas para resgatar duas pessoas que estavam se afogando na região costeira de New South Wales, na Australia. As duas pessoas estava nadando a cerca de um quilômetro da praia em meio a ondas de cerca de três metros de altura, e não conseguiam voltar.

Elas foram avistadas por uma pessoa que estava passando perto da praia e que, na sequência, acionou os salva-vidas. Naquele exato momento, o corpo de salva-vidas estava realizando um treinamento com um modelo de drone chamado “Little Ripper”. Quando o chamado foi recebido, os profissionais encaminharam o drone até o local; chegando lá, o dispositivo soltou uma cápsula inflável de resgate para as pessoas. O vídeo abaixo mostra o resgate:

publicidade

Com o auxílio da cápsula de resgate, as duas pessoas conseguiram voltar até a praia. Embora estivessem abaladas, elas nã sofreram nenhum dano mais grave. No total, o voo do drone, desde a decolagem até o momento em que ele jogou a cápsula para as pessoas, durou cerca de 70 segundos.

publicidade

Investimento

De acordo com o Business Insider, o treinamento para o uso de drones em resgate era parte de um investimento de US$ 430 mil dólares do governo do estado em segurança com drones. Além de resgatar pessoas em risco de se afogar, as aeronaves sem piloto também serão usadas para detectar tubarões próximos à praia, o que deve ajudar a prevenir ataques.

publicidade

Quando a operação terminou, o governante responsável pelo estado considerou que o investimento “já havia pagado por si mesmo” graças ao resgate.