Após anunciar um processador de 32 núcleos, a AMD continuou sua apresentação na feira de tecnologia Computex nesta quarta-feira, 6, com outro processador, mas este gráfico. A empresa revelou a primeira GPU feita em 7 nanômetros no mundo.

O protótipo de chip faz parte da linha Radeon Instinct da AMD e não é destinado ao consumidor comum. O chip gráfico será lançado até o final deste ano para empresas parceiras da AMD, e é feito para ser usado em servidores e tarefas complexas de machine learning e inteligência artificial.

publicidade

A AMD não revelou detalhes sobre a GPU além de que o protótipo exibido na feira vem com 32 GB de memória HBM2. A empresa também disse, segundo o relato do Engadget, que o chip oferece uma performance 1,35 vez melhor do que a de placas gráficas atuais, com o dobro de eficiência energética.

De acordo com porta-vozes da AMD, a tecnologia de arquitetura em 7 nanômetros chegará à linha Radeon Vega de placas de vídeo comuns, feitas para gamers, por exemplo, no futuro. Mas uma placa de vídeo do tipo não poderá ser comprada por consumidores comuns antes de 2019.