O sucesso de jogos do gênero “battle royale” – em que um grupo de jogadores lutam numa arena fechada até que reste apenas um – influenciou toda a indústria dos games. Nem mesmo a franquia de simuladores de futebol “Fifa” passou ilesa.

O novo título da série, “Fifa 19”, que chega em setembro, terá um novo “modo sobrevivência” inspirado em jogos como “Playerunknown’s Battlegrounds” e “Fortnite”, os reis do battle royale. Mas, é claro, levando em conta o contexto do futebol.

A informação é do jornal espanhol Marca, que entrevistou Samuel Rivera, produtor da EA Sports, desenvolvedora e distribuidora do game. Segundo ele, o novo modo sobrevivência funciona de maneira em que “a cada vez que você faz um gol, seu time perde um jogador”.

Os times começam com 11 de cada lado, até que o cenário seja de 1 contra 1. Ganha quer fizer mais gols ou quem for o último em campo. “Desta forma, mais e mais espaços serão abertos no campo e nos forçarão a mudar nossa forma de jogar, assim como nos fornecerá estatísticas sobre qual é o nosso estilo particular”, explicou Rivera ao Marca.

publicidade

O novo modo de jogo fará parte da seção “Kick Off”, que está sendo repaginada para “Fifa 19”. Além dos tradicionais amistosos livres, o modo Kick Off terá outros estilos de partidas que não necessariamente respeitem as regras do futebol de verdade.

No entanto, como lembrou o site ESPN, este “modo sobrevivência” não é exatamente uma novidade na franquia. Em “Fifa Street”, lançado em 2012, os jogadores podiam experimentar o modo “Último Homem de Pé“, em que cada partida começa com quatro de cada lado e cada gol elimina um jogador, até que reste apenas um.

FIFA 19 chega em 28 de setembro para PlayStation 4, PlayStation 3, Nintendo Switch, Xbox One, Xbox 360 e PC.