Alguns dias depois de anunciá-lo, a Valve liberou nesta última quinta-feira, 17, a versão beta do aplicativo Steam Link para Android. Pelo app, usuários podem fazer o streaming de games do PC diretamente no smartphone, no tablet ou mesmo em um televisor com Android TV. O aplicativo também deve chegar ao iOS em breve, mas, em comunicado, a Valve diz ainda estar aguardando aprovação da Apple.

Depois de instalar o app no smartphone, o usuário precisa apenas parear um controle Bluetooth – o próprio Steam Controller deve funcionar após um update de firmware – e conectar o celular pelo aplicativo a um PC na mesma rede que esteja rodando Steam. A Valve recomenda que o computador esteja em uma conexão cabeada ou pelo menos em um Wi-Fi de 5 GHz.

O aplicativo funciona da mesma forma que o aparelho Steam Link. Como explica a Valve no site do app, “a imagem é codificada no formato H.264 em tempo real, transmitida através de protocolo personalizado de baixa latência e então exibida no cliente” – no caso, um smartphone.

A ideia é que, em boas redes de 5 GHz, o usuário consiga transmitir uma imagem em Full HD e 60 frames por segundo, para garantir uma melhor fluidez no jogo. Mas a empresa destaca que, com os equipamentos certos e uma conexão cabeada, é possível chegar até nos 4K. Quem não tem uma internet ou uma máquina tão boas ainda pode alterar a taxa de transferência e a resolução da imagem nas configurações do aplicativo.

publicidade

A versão beta do Steam Link para Android pode ser baixada por aqui. Ela ainda deve apresentar algumas instabilidades e é compatível com aparelhos com versão 5.0 ou superior do sistema. No caso dos iPhones e iPads, o aplicativo vai funcionar apenas naqueles que estiverem com iOS 10 ou mais recente instalado. Já nas Apple TVs, será preciso ter o tvOS 10.3 ou mais novo.