Mouses projetados para gamers são robustos, principalmente nos botões, para suportar o “tranco” e os cliques pesados durante o calor de uma partida. A Razer é especialista em produtos para aficionados em jogos e o Basilisk, modelo que testamos hoje, também está incluso nesse padrão de qualidade.

Mas esse mouse vai um pouco além. Ele foi projetado para quem ama jogar FPS ou, traduzindo, games de tiro em primeira pessoa. Ele tem um botão, ao alcance do dedo polegar, que funciona como um gatilho para diminuir a resolução imediatamente enquanto estamos jogando. Sua função é exatamente oferecer mais precisão quando estamos no meio da ação, quando tudo o que queremos é acertar o inimigo o mais rápido possível.Reprodução

Mouse Razer Basilisk: o botão  desenvolvido para melhorar a precisão da mira em jogos FPS

Além desse botão ele tem um apoio emborrachado para o polegar, que dá mais ergonomia e ajuda a manter o dedo na posição correta para o botão de resolução baixa.

publicidade

Mouse Razer Basilisk: Desempenho do Botão de resolução

Este recurso é muito bem-vindo porque funciona bem. Testei com o Counter Strike e Battlefield 4 online. A princípio, é necessário se acostumar, pois a posição desse botão fica ao alcance da ponta do polegar e, por isso, é preciso posicionar a mão um pouco mais para a frente para a usabilidade ficar perfeita no jogo.

Reprodução

Mas a curva de aprendizado é rápida e, com cerca de 15 minutos de jogo, já pegamos o jeito. Ao diminuir a resolução, o mouse faz movimentos mais lentos do jogador, o que ajuda na mira. E apesar de eu não ser um grande jogador, meus tiros foram mais certeiros com esse mouse, o que me deixou feliz durante as partidas online.

E claro que é possível usar o Basilisk em qualquer outro tipo de jogo e usar esse botão sempre que for necessário. Para isso existe o software Synapse que ajuda muito.

Mouse Razer Basilisk: Software Synapse

Assim como outros periféricos da Razer, o Basilisk também usa o Synapse, software que ajusta os parâmetros de acordo com o gosto do usuário. O mouse tem resolução máxima de 16 mil DPIs (pontos por polegada, na sigla em inglês), mais do que o suficiente para mover o mouse alguns milímetros e jogar o cursor de ponta a ponta na tela. Para ter uma ideia, um mouse convencional tem entre 800 e 1000 DPIs.ReproduçãoAssim como outros mouses gamers, o Basilisk tem dois botões na parte de cima, bem atrás da roda, em que podemos alterar até 4 resoluções em tempo real, durante uma partida ou em qualquer momento, mesmo se estivermos apenas usando o Windows ou Mac. Essas resoluções podem ser escolhidas pelo usuário, sem restrição de valores, ficando de acordo com o que realmente você mais se adaptar.

Também há o famoso LED com o símbolo da Razer na parte de trás do mouse e também na roda, que brilham com luzes na cor que o usuário preferir ou de modo aleatório. Isso é puro capricho, mas é sempre legal ter um toque especial.Reprodução

O Basilisk também traz um ajuste para a resolução da roda. Foi uma boa sacada da Razer, pois como é algo totalmente mecânico, não é ajustada por software, mas sim, por uma pequena catraca que fica na parte de baixo do mouse. Conforme você gira essa catraca, ela aumenta ou diminui quando a roda vai mover para cima e para baixo uma tela.

Mouse Razer Basilisk: resumo e conclusão

É chover no molhado falar da qualidade dos periféricos da Razer. E o mouse Basilisk está dentro dos padrões da empresa: o cabo de 2 metros de comprimento é revestido em nylon trançado, com reforço de borracha, tanto na ponta do conector USB, quanto na ponta que liga ao mouse. O plástico é muito resistente, assim como todos os botões são muito firmes. E nos botões, isso não ajuda apenas na robustez do produto, mas também no desempenho, pois nenhuma parte mecânica tem folga na montagem.

O software Synapse é fácil de usar, está todo em língua portuguesa, logo, é muito rápido para ajustar os parâmetros. O desempenho em jogos foi excelente e isso vale também para quem quer ter conforto para as mãos em outras atividades usando o PC.

E não tem nenhum ponto negativo? Bom, se isto é algo negativo, então pra mim é: este mouse só serve a destros. E faço uma observação que já fiz em outros mouses da Razer: quando haverá um mouse com design que sirva tanto a destros, quanto a canhotos?

Mouse Razer Basilisk: Especificações técnicas completas

– Sensor óptico Razer 5G com 16.000 DPI
– Até 450 polegadas por segundo (IPS) / 50G de aceleração
– Razer Mechanical Mouse Switches
– 8 botões programáveis independentemente
– Roda de rolagem tátil com resistência personalizável
– Design ergonômico de mão direita com alças laterais de borracha reforçada
– Iluminação Razer Chroma com verdadeiras opções de cores de 16,8 milhões
– 1000 Hz Ultrapolling
– Software Razer Synapse 2
– Dimensões: 124 mm (comprimento) X 75 mm (largura) X 43 mm (altura)
– Peso: 107 gramas com o cabo de 2 metros

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.