Começou nesta semana a IFA, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, organizada anualmente na Alemanha. A edição deste ano já viu novidades da Acer, Asus e, mais recentemente, da Samsung, que voltou a apostar no mercado de vestíveis.

A coreana revelou nesta quarta-feira, 30, o Gear Sport e o Gear Fit2 Pro. O primeiro é um relógio inteligente com funções voltadas para atletas amadores e profissionais. O segundo é uma pulseira eletrônica também voltada para atletas amadores e profissionais.

publicidade

A diferença é que o Gear Sport ainda tem funções básicas de smartwatches como o Gear S3, incluindo a de visualizar notificações do celular diretamente no relógio e responder mensagens. Já o Gear Fit2 Pro é só a pulseira, ainda que cheio de recursos avançados.

O Gear Sport tem tela AMOLED circular de 1,2 polegada, com resolução de 302 pixels por polegada. O processador tem dois núcleos de 1,0 GHz, acompanhado de 768 MB de RAM e 4 GB de memória interna. Há nele suporte para Bluetooth 4.2, Wi-Fi b/g/n, NFC e GPS. A bateria é de 300 mAh.

publicidade

Já o Gear Fit2 Pro tem uma tela curva de 1,5 polegada AMOLED, mais estreita que a do Gear Sport. O modelo tem processador dual-core de 1,0 GHz, 512 MB de RAM e 4 GB de memória interna, além de suporte a Bluetooth 4.2, Wi-Fi b/g/n e GPS. A bateria é de 200 mAh.

Reprodução

publicidade

Os dois dispositovos vestíveis são à prova d’água, podendo ser usados sob a chuva, nadando na piscina ou até mesmo no mar. Segundo a Samsung, os dois aguentam até 50 metros de profundidade, mas não devem ser utilizados em atividades que envolvam “água em alta velocidade”, como esqui aquático ou mergulhos em alto mar.

Além disso, a Samsung diz que os dois Gears monitoram frequência cardíaca continuamente, mesmo com o app fechado. Os dispositivos também detectam automaticamente a atividade física sendo executada pelo usuário. Ambos funcionam com qualquer celular Android 4.4 ou superior e com os iPhones 7, 7 Plus, 6s, 6s Plus, SE e iPhone 5, com iOS 9 ou superior.

publicidade

Gear IconX

Reprodução

Por fim, a Samsung anunciou também uma nova versão do Gear IconX, seu par de fones de ouvido intra-auriculares sem fio. A novidade é que o aparelho agora funciona como uma conexão constante com a Bixby, assistente por comandos de voz do Galaxy S8, S8+ e do recém-anunciado Galaxy Note 8.

O problema é que a assistente, por enquanto, só fala dois idiomas: inglês e coreano. Além disso, os fones agora vêm com 4 GB de memória interna em cada lado, Bluetooth 4.2, bateria de 82 mAh e estojo de recarga de 340 mAh. Conectado ao celular, o Gear IconX tem até cinco horas de autonomia na reprodução de mídia, e até seis horas na reprodução de arquivos salvos localmente.

Os fones funcionam com qualquer celular Android 4.4 ou superior e que tenha pelo menos 1,5 GB de RAM. Os formatos de áudio suportados são MP3, M4A, AAC, WAV e WMA v9. Preços e disponibilidade não foram divulgados.