Se você sonha em poder tirar fotos com fundo desfocado – aquele efeito em que o plano de fundo fica borrado e o primeiro plano fica em destaque, parecendo que a imagem foi feita com uma câmera profissional -, mas não tem um smartphone de câmera dupla compatível com a tecnologia, o Google tem uma boa notícia.

O site Android Police descobriu que o aplicativo Google Fotos está começando a testar um novo recurso que permite aplicar, artificialmente, o efeito bokeh a qualquer imagem. A novidade vale até mesmo para smartphones mais antigos ou mais baratos, com somente uma câmera traseira, por exemplo.

publicidade

O chamado “modo retrato” do Google Fotos permite ajustar o quão borrado o plano de fundo pode ficar depois que a imagem já foi registrada. Outra novidade é o Color Pop, um recurso anunciado no começo do ano que permite isolar um objeto da foto e mantê-lo colorido, enquanto todo o resto fica em preto e branco.

Os dois recursos são executados online, pelos servidores do Google, que usam inteligência artificial para identificar o que está na imagem e para separar o plano de fundo do primeiro plano. O Color Pop vem sendo testado há mais tempo, mas nunca foi oficialmente liberado para todos. Resta saber quando todos os usuários vão poder experimentar as novidades.

publicidade

O “Modo Retrato”, também conhecido como “efeito bokeh”, é um truque de hardware e software popularizado pelo iPhone 7 Plus, lançado há dois anos. Graças às suas duas câmeras, é possível alterar artificialmente a distância focal e criar um efeito de profundidade de campo com apenas um toque.

É possível fazer fotos no “modo retrato” em outros smartphones, como o iPhone 8 Plus e o iPhone X, além de modelos Android como o Galaxy S8, S9, Note 8 e o Note 9. Em comum entre todos eles é a câmera dupla. Mas o Google Pixel 2, lançado no ano passado, e o iPhone XR, lançado neste ano, conseguem reproduzir o efeito com apenas uma câmera.