O bom e velho Hangouts fechará as portas em 2020. Isso não surpreende, já que o Google praticamente não fez mais nenhuma implementação no aplicativo há mais de um ano. Mas o fato é que 2019 será o último ano para continuar usando esse app de mensagens.

Em 2017 o Google anunciou o Meet, um app de videoconferência, como o Hangout, mas para uso corporativo. Enquanto isso, a empresa concentra seus esforços no app Mensagens, depois das desventuras do Allo, outro messenger que acabou não pegando. E considerando que a Big G já abandonou o Hangouts em termos de desenvolvimento, muitos já deixaram de usá-lo.

publicidade

Mas o Hangouts ainda é a opção de bate-papo e conferência proeminente na versão web do Gmail, e o aplicativo permanece na Google Play Store até hoje. Análises recentes dizem que ele está mostrando sinais de idade, observando bugs e problemas de desempenho.

O Hangouts continuará como marca no Hangouts Chat e no Hangouts Meet do G Suite. O primeiro pretende ser um aplicativo de comunicação de equipes de trabalho, comparável ao Slack, e o segundo, uma plataforma de videoconferência.

publicidade

A surpresa aqui, na verdade, é o Hangout continuar funcionando durante 2019. É bem possível que muita gente ainda use o programa, principalmente entre equipes de trabalho, porque é um serviço que está maduro e funciona bem, mesmo sem manutenção. De qualquer forma, lembremos que o Google já fez a mesma coisa em 2013, quando descontinuou o Google Reader, que era muito útil para organizar nossas informações da web. Parece que vamos ter que nos acostumar com essa prática Google de tempos em tempos.