No dia 30 de outubro, a Apple realizará um evento para apresentar as novas linhas de Macbooks e iPads. E dentro desse contexto, fizemos algumas reflexões sobre o que era bom no MacBook Pro e a “Maçã” abandonou. Será que vamos ter opções melhores dessa vez? Porque dá muita saudade do antigo MacBook Pro.

Lembra quando este notebook tinha um ótimo teclado? Ou um slot para cartão SD? Ou mesmo a tecla “Esc”? Sentimos falta do tempo em que o MacBook Pro era 2 mm mais espesso do que a versão atual, mas tinha uma porta USB compatível com os conectores dos periféricos.

publicidade

Lembra do genial conector MagSafe? Lembra quando o adaptador de energia dos laptops da Apple tinha pequenas abas embutidas e quando puxadas serviampara enrolar o cabo? Pois então veja como esses itens fazem falta na lista comentada abaixo. Caso você se lembre de mais algum, participe deixando sua opinião nos comentários 

Portas USB

A porta USB-C foi um grande avanço para conectar vários dispositivos simultaneamente, assim como aumentar a velocidade para transferir dados, além do tamanho menor que uma USB tradicional. São ótimas vantagens, mas a indústria de periféricos está demorando para adotar este padrão em uma escala maior. A maioria dos dispositivosainda  usa conectores USB 2.0 e USB 3.1 e lá vamos nós ter que comprar cabos adaptadores para poder conectar nossos gadgets no MacBook Pro.

publicidade

Reprodução

Pense bem se faz sentido: até mesmo quem tem iPhone não consegue conectá-lo diretamente no MacBook Pro. É preciso comprar um cabo (e muito caro). Só para ter uma ideia, o MacBook pro foi lançado em 2016. Por ser uma empresa que entende muito de alta tecnologia, a Apple está falhando miseravelmente na conectividade, inclusive entre seus próprios produtos.

publicidade

A tecla escape ou, simplesmente, Esc

A TouchBar do atual MacBook Pro é inteligente e aciona teclas extras na barra LCD de acordo com a aplicação aberta. Isso é bem legal, mas a tecla ESC realmente faz falta em estar sempre presente. Ela tem sido usada há tempos e é fundamental em todos os aplicativos. Desde os gamers, desenvolvedores e até usuários finais, que usam softwares de escritório, todos a usam com frequência.

E ainda é preciso dizer que ela está localizada fora do local habitual, o que obriga a reaprender o movimento do dedo. Pode parecer bobo, mas é um detalhe que incomoda, principalmente quando falamos em produtividade. Tudo bem, a Apple, manter o TouchBar, mas deixe ela um pouco menor, entre uma tecla ESC e uma tecla de liga/desliga, com botões físicos. Isso sempre funcionou 100%. E a Siri não precisava estar presente também. Falando sério, você que tem um MacBook Pro, quantas vezes utiliza o assistente de voz nele?

publicidade

Slot para cartão de memória

O MacBook Pro é classificado como um notebook direcionado para o profissional que precisa de mobilidade, mas não permite que se conectem seus equipamentos sem adaptadores. E o cartão SD é imprescindível para fotógrafos e videomakers – um público chave para o MacBook Pro – e, no entanto, essas pessoas precisam se preocupar em ter nas suas mochilas um cabo adaptador.

Indicador de nível de bateria externo

Algumas gerações atrás, o MacBook e o MacBook Pro tinham um botão minúsculo no lado que, quando pressionado, iluminava pequenas luzes para dar ao usuário uma estimativa de quanto restava de carga na bateria. É bem útil quando se está com pressa, saindo de casa e você precisava saber se precisa levar o carregador na mochila.

ReproduçãoVocê não precisa saber o tempo exato de quanto resta de bateria no seu notebook, mas é sempre bom ter uma ideia. E é isso o que esses LEDs forneciam. Apertando apenas um botão, o usuário saberia se o laptop teria 10 minutos ou 2 horas de autonomia.

Carregador de bateria inteligente

Por gerações, os carregadores de bateria da Apple tinham duas abas embutidas que davam ao proprietário um lugar para enrolar o cabo sem ficar emaranhado. Era um design simples e eficaz e, como não podia deixar de ser, Steve Jobs está listado na patente de 2001. A Apple abandonou essa ideia em 2016, quando introduziu o padrão USB-C, que serve para carregar a bateria e também transmitir dados.

Reprodução

O carregador mais recente tem o mesmo formato da versão anterior, mas sem as abas, forçando o usuário a armazenar o cabo USB-C além do carregador em si. É um detalhe. Mas foram justamente esses detalhes inteligentes e práticos que tornaram a Apple a ter produtos diferenciados.

Magsafe

Esse era o nome dado ao conector do carregador de bateria dos primeiros Macbooks. Ele era magnetizado e bastava encostar o plug no local de alimentação de força do notebook e ele “grudava” no laptop.

Reprodução

Se alguém tropeçasse no cabo, simplesmente ele se soltava suavemente, sem rompê-lo, sem quebrar o conector, e sem derrubar o notebook no chão. Era uma solução simples que evitava todos esses problemas. E, hoje em dia, sabemos como estão os MacBooks atuais.

Por um teclado melhor

A Apple já produzia um ótimo teclado para seus laptops. Mas ela fez questão de altera-lo também. Ele é 40% mais baixo que o anterior, quase rente ao painel onde está acoplado. A aparência e estética é boa, porém, algo deu muito errado. Além de uma digitação onde você tem pouca sensibilidade, pois não há certeza se realmente acionamos a tecla, muitos MacBooks tiveram defeitos. Teclas falhavam ou eram repetidas na tela inesperadamente ou ainda nem funcionavam mais. E o problema é que este teclado é altamente sensível à poeira!

Veja essa matéria do Olhar Digital em que a Apple sofreu um processo coletivo para que fosse resolvido o problema. 

Me ajude a te ajudar, Apple!