Moradores do Nordeste estão sem energia elétrica nesta quarta-feira. Segundo a Eletrobras, todas as capitais dos nove estados que compõem a região ficaram sem luz a partir das 15h50. Além do Nordeste, também há registro de queda de energia nos estados do Amazonas, Pará e Tocantins.

As causas do apagão ainda são desconhecidas, mas o incidente já tem sido confirmado por todas as principais companhias energéticas da região. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), informa que o problema decorre de uma perturbação no SIN (Sistema Interligado Nacional).

O efeito dessa perturbação derrubou o fornecimento energia da região em 18 mil megawatts, o que corresponde a 22,5% da carga total do SIN no momento da queda. As causas dessa oscilação ainda estão sendo investigadas.

Confira o comunicado:

publicidade

“Hoje, 20 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. 

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas. 

Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis.”