O Google anunciou nesta quinta-feira, 8, que o aplicativo Files Go agora tem um novo nome. A partir de agora, você pode chamá-lo apenas de Files ou “Files do Google”. A empresa também anunciou que o app já tem mais de 30 milhões de usuários.

Lançado em dezembro de 2017, o app funciona como um gerenciador de arquivos para o Android. Com ele, o usuário pode organizar e apagar facilmente o que estiver pesando demais na memória do smartphone e ainda pode transferir arquivos por Bluetooth.

publicidade

Aplicativos de gerenciamento de arquivos existem aos montes no Google Play, feitos por desenvolvedores independentes – e, além disso, muitas fabricantes de celulares pré-instalam seus próprios gerenciadores nos aparelhos, como é o caso da Asus, Samsung e LG.

Mas o Android puro, da forma como ele é desenvolvido pelo Google, só tem um básico gerenciador de arquivos sem muitas funções. O Files Go veio para surprir essa ausência e oferecer uma opção otimizada pelo Google para usuários do sistema.

publicidade

A mudança de nome não foi bem explicada pelo Google, mas supõe-se que tenha a ver com o Android Go, versão mais leve do sistema operacional. Apps como Gmail Go, YouTube Go e Google Go, por exemplo, são feitos especificamente para economizar espaço em aparelhos com este sistema.

Tirando o sufixo “Go” do nome do Files, o Google passa a ideia de que o app é para “todos os usuários de Android”, e não só para os smartphones mais modestos com Android Go. Além disso, a interface do aplicativo ganhou sutis mudanças de visual.

publicidade

Você pode baixar o Files pelo Google Play aqui.