A Apple anunciou a estreia de sua nova robô Daisy nesta quinta-feira, 19. Feita em comemoração ao Dia da Terra, que acontece neste domingo, 22, a máquina é capaz de desmontar 200 iPhones por hora e encaminhar suas peças para reciclagem. Além de ágil, o novo equipamento consegue até mesmo recuperar partes inacessíveis por meios tradicionais.

Feitas com base de outro robô de reciclagem de iPhone, o Liam, a Daisy é a máquina mais eficiente lançada pela Apple desde que a fabricante adotou a automação em 2016. O equipamento pode trabalhar com até nove versões diferentes do smartphone e desmontar até 200 aparelhos em um prazo de uma hora.

Veja o robô em ação:

publicidade

Além de evitar o descarte irregular do iPhone no meio ambiente, a Daisy também consegue separar peças e destiná-las para a reciclagem. Segundo a Apple, a robô consegue recuperar partes valiosas do smartphone que outras recicladoras não conseguiriam. Assim, seria possível minimizar ainda mais o impacto ambiental.

Junto com a Daisy, a Apple anunciou também que fará doações à Conservation International através do seu programa GiveBack. Presente em alguns países, a iniciativa permite que os usuários enviem iPhones e outros produtos antigos para reciclagem em troca de cartões de presente da companhia. Até o próximo dia 30, o retorno de aparelhos também renderá doações à organização ligada à proteção do Meio Ambiente.

No início deste mês, a Apple anunciou que 100% da energia utilizada pela empresa vem de fontes renováveis. Além disso, a empresa costuma reservar parte da apresentação dos seus produtos para detalhar os materiais utilizados na fabricação dos equipamentos.