Um astronauta norte-americano e outro russo fizeram um pouso de emergência após escaparem de um foguete com defeito minutos após o lançamento no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, na manhã desta quinta-feira, 11, informa o The Verge.

Nick Hague, da Nasa, e Alexey Ovchinin, da Roscomos, estavam a bordo do foguete Soyuz preparando-se para uma missão até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Exatos 114 segundos depois, a falha apareceu.

Os engenheiros da Nasa informaram aos astronautas que houve um problema na separação entre os diferentes estágios do Soyuz. Por isso, a cápsula onde os dois estavam teve que fazer uma “reentrada balística” na atmosfera da Terra.

publicidade

Isto significa que a cápsula, amparada por um paraquedas, caiu num ângulo mais íngrime do que o normal. Isto faz com que a força G seja mais alta e o impacto da cápsula com o solo também seja mais bruto. Os astronautas sobreviveram, porém.

A cápsula da Soyuz com Hague e Ovchinin a bordo caiu 500 quilômetros ao norte do Cosmódromo de Baikonur. Eles foram resgatados por helicópteros e, segundo a Nasa, passam bem e sequer precisaram de atendimento médido.

Segundo informações da BBC, o vice-primeiro-ministro da Rússia, Yuri Borisov, disse que não haverá mais missões tripuladas à ISS “até que acreditemos que toda a situação garante a segurança” dos astronautas. Nasa e Roscomos estão investigando o incidente.