Brian Acton, um dos fundadores do WhatsApp, anunciou ontem um investimento de US% 50 milhões (R$ 163,3 milhões) na Signal Foundation, a empresa responsável pelo aplicativo de mensagens Signal. O Signal é um app semelhante ao WhatsApp, mas como foco total em privacidade, o que lhe rendeu elogios do notório militante de privacidade Edward Snowden.

Segundo a fundação, Acton saiu do WhatsApp no ano passado, e resolveu aproveitar seu tempo para investir em outros projetos. De acordo com ele, seu investimento tem o objetivo de “dar início a um novo modelo de organização de tecnologia sem fins lucrativos focada na privacidade e na proteção de dados para todos, em todo lugar”.

O co-fundador do WhatsApp diz que o diretor da fundação, Moxie Marlispike, em 2013. Na ocasião, Acton e sua equipe estavam começando a trabalhar para trazer criptografia de ponta a ponta ao WhatsApp, e por isso foram até Moxie por conta de seu conhecimento nesse ramo. Moxie é o criador do protocolo Signal de criptografia – que é atualmente o sistema que o WhatsApp usa para criptografas as mensagens de seus usuários. 

Mudanças

publicidade

No anúncio do investimento, Moxie ressaltou que embora milhões de pessoas usem o Signal no mundo todo, e embora ele tenha tanto um app quanto uma versão web, a equipe de desenvolvedores do aplicativo nunca teve mais do que três pessoas. Ao todo, a fundação por trás do Signal nunca teve mais do que sete pessoas empregadas ao mesmo tempo. 

Com o investimento de Acton, no entanto, a fundação deve se expandir e profissionalizar. Segundo Moxie, a ideia é usar o dinheiro para formalizar a fundação como uma organização sem fins lucrativos e continuar investindo em sua missão principal de criar tecnologia open source de privacidade para permitir livre expressão e comunicações seguras globalmente.