Todos sabem que os aplicativcos de mapas fazem mais do que apenas traçar rotas. Com uma pequena ajuda de provedores de dados terceirizados, o Google Maps e o Apple Maps redirecionam seu trajeto com base no tráfego, alertam sobre problemas de trânsito, listam sites e horários de funcionamento de empresas, mostram postos de gasolina, etc. Apesar disso, eles não são perfeitos. Ocasionalmente, encontramos erros, como um nome de local com etiqueta incorreta ou uma nova estrada que ainda não está listada.

Mas a parte boa é que podemos ajudar esses serviços de mapas, corrigindo nomes errados ou até mesmo adicionando itens. Ao relatar o problema, você ajuda a aprimorá-los para todos os usuários. E se a maioria das pessoas fizer isso, com certeza, teremos informações sempre atualizadas e um aplicativo muito mais eficiente.

publicidade

Também vamos ensinar como adicionar seu próprio local. Afinal, ter seu negócio inserido nos aplicativos de mapas, por exemplo, ajudará os clientes em potencial a descobrir que você existe, chegar ao local da sua empresa e ainda explorar seu website.  

Google Maps

Você pode editar os detalhes do Google Maps por meio do aplicativo ou do website. Talvez os dados mais comuns para modificar sejam os detalhes de um local. Por exemplo, se você abrir seu ponto de encontro favorito e perceber erros nas horas de abertura listadas, poderá corrigir esses dados, mesmo que não seja proprietário ou não trabalhe para essa empresa específica.

publicidade

Reprodução

No seu smartphone, seja Android ou iOS, você começa abrindo o aplicativo do Google Maps. Em seguida, navegue até um lugar específico, como um restaurante ou posto de gasolina, e toque no cartão do local para visualizar todos os detalhes, como o site oficial e os horários em que ele abre e fecha todos os dias.

publicidade

Se você perceber qualquer informação imprecisa ou ausente, toque no botão “Sugerir uma edição” em qualquer lugar do cartão. Por exemplo, para alterar esses horários, toque nele e depois em “Sugerir uma edição”. Ou, se a descrição do lugar parecer vaga, toque nela e, em seguida, em “Sugerir alterações” .

-> Saiba tudo sobre o Google Maps: história, principais recursos e mais!

A edição de algo através do site do Google Maps segue um processo semelhante. Ao exibir os detalhes completos de um local, você encontrará o mesmo botão: “Sugerir uma edição”. No entanto, a interface da Web tem algumas pequenas diferenças e não tem o botão “Sugerir alterações” para a descrição do local.

Além dos detalhes das empresas locais, talvez você queira modificar o próprio mapa adicionando uma estrada ou corrigindo um nome de rua impreciso. Isso segue o mesmo processo, esteja você usando seu computador ou seu telefone. Encontre a parte incorreta do mapa, clique ou pressione e selecione o menu do Google Maps, clicando nas três linhas horizontais no canto superior esquerdo.

publicidade

Quando você escolhe “Enviar sugestão” , um novo menu será exibido, permitindo adicionar um local ou corrigir um erro. Por exemplo, se você destacar uma determinada rua, o menu pop-up terá a opção “Sugerir uma edição para…”. E então, uma caixa de diálogo será aberta. Por meio dela é possível alterar o nome da estrada ou marcá-la como desenho incorreto, fechada ou propriedade privada. Você também pode sinalizar vias de sentido único e estradas que não existem.

Quando você insere uma edição, ela não é exibida imediatamente. Como qualquer pessoa pode inserir uma sugestão, a equipe do Google Maps deve revisar a alteração antes de implementá-la para evitar imprecisões.

Reprodução

Embora seja possível sugerir nomes de lugares no mapa, você segue um processo ligeiramente diferente para adicionar seu próprio negócio ou local. Primeiro, acesse a página do Google Meu negócio . Em seguida, clique no botão Gerenciar agora para preencher os detalhes relevantes. Você pode adicionar fotos do seu lugar, menus para um restaurante e mais informações para ajudá-lo a atrair clientes. Também será necessário ajudar a equipe do Google Maps fornecendo algum tipo de verificação. Portanto, preencha o máximo de dados pedidos no formulário para que seja aceito mais rapidamente.

Apple Maps

O Apple Maps oferece o mesmo tipo de recursos de edição que o Google Maps faz: você pode adicionar informações ausentes, relatar imprecisões e reivindicar sua própria listagem de empresas. E também executar essas tarefas em um iPhone ou em um computador Mac.

No iOS, abra o aplicativo e toque no botão Informações (aparece um “i” em um círculo) no canto superior esquerdo. Isso lhe dá a opção de adicionar um local ou relatar um problema. No seu computador, use o aplicativo Apple Maps para o MacOS: Abra o menu Mapas e escolha Informar um problema, que abre outro menu que inclui a opção Adicionar um local, além de outras opções, como editar nomes de estradas e locais e informações de transporte ou reportando um problema diferente.

Se você escolher Adicionar um local, o Apple Maps perguntará o que você deseja adicionar: uma empresa, ponto de referência ou rua. Em cada caso, você arrasta um alfinete pelo mapa para especificar onde o novo objeto deve pousar e depois responde a perguntas sobre ele. Por exemplo, se você adicionar uma empresa, poderá fazer upload de fotos, mencionar uma categoria e listar o horário de funcionamento. No caso de uma nova rua, tudo o que você precisa especificar é a localização do mapa e o endereço postal. De qualquer maneira, você deve fornecer evidências de suporte preenchendo a caixa de Informações antes de enviar sua alteração.

Reprodução

Se optar por relatar um problema, você pode corrigir etiquetas erradas, horários de trânsito imprecisos e assim por diante. Você pode sugerir alterações em lugares ou nomes de ruas ou, no caso de transporte público, nos rótulos de estações e linhas. Mais uma vez, você pode adicionar fotos e notas para fazer backup de sua sugestão.

Assim como no Google Maps, é possível fazer edições em empresas e locais existentes, e o processo funciona da mesma maneira no iOS e no MacOS. Toque ou clique no nome de um lugar, seguido por seu cartão, para exibir informações sobre ele. Em seguida, role para baixo até o final, onde você verá um botão Informar um problema. Isso permite sugerir alterações na localização de um local ou em detalhes, como números de telefone e horários de funcionamento. Você também pode indicar quando um local (empresa, loja, etc.) foi fechado, selecionando Local fechado. Se quiser relatar outro erro que essas opções não cobrem, clique em Outro problema.

Reprodução

Como o Google, a Apple analisará suas edições antes de implementá-las. Portanto, evidências de apoio são cruciais. Quando você adicionar um local, preencha essa caixa de informações com detalhes de segundo plano e até mesmo um link para informações relevantes.

E finalmente você também pode adicionar seu próprio negócio ao banco de dados do Apple Maps. Dirija-se ao portal da web do Apple Maps Connect e entre com seu ID da Apple. Em seguida, insira o nome e a localização da empresa que você deseja (literalmente) colocar no mapa. Você pode inserir detalhes como o número de contato, horário de funcionamento e assim por diante, além de fornecer uma categoria para o tipo de empresa que você possui.

Reprodução

Apple maps connect permite adicionar seu negócio próprio ao mapa

Para verificar, a Apple enviará uma ligação telefônica automática para o número que você forneceu, provando que a conexão existe. Em seguida, os membros da equipe vão analisar sua inscrição e deverão aprovar (ou rejeitar) sua listagem dentro de uma semana.