Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriu que limitar o uso de redes sociais em 30 minutos por dia pode levar a melhorias significativas no bem-estar do usuário, reduzindo os riscos de depressão e solidão. As informações são do site Business Insider.

O estudo – publicado no Journal of Social and Clinical Psychology de dezembro – foi um dos primeiros a mostrar uma relação de causa e efeito entre o uso de mídias sociais e problemas de saúde mental. A maioria dos estudos anteriores sobre o assunto mostrou apenas uma correlação entre os dois.

A pesquisa envolveu 143 estudantes de graduação da instituição, que foram testados ao longo de dois semestres. Os alunos foram colocados em um grupo que foi instruído a limitar seu uso de redes sociais, mais especificamente no Facebook, Instagram e Snapchat, a 30 minutos por dia, total, com 10 minutos para cada plataforma; no outro grupo de controle, os membros podiam continuar com seus hábitos normais de mídia social.

Após três semanas, os alunos foram questionados para avaliar sua saúde mental em sete áreas diferentes, incluindo: apoio social, medo de perder, solidão, autonomia e auto aceitação, ansiedade, depressão e auto-estima.

publicidade

Nenhum dos grupos mostrou melhorias no apoio social, auto-estima, autonomia e auto aceitação. No entanto, no grupo que teve o uso limitado, os alunos exibiram menores níveis de ansiedade e também nos sintomas de depressão e solidão. Em geral, é importante lembrar que estudos como esses não podem testar todos os fatores que podem afetar a saúde mental.

Em entrevista ao site Science Daily, Melissa Hunt, principal pesquisadora do estudo, afirmou que usar menos as mídias sociais levaria a reduções significativas tanto na depressão, quanto na solidão. “Esses efeitos são particularmente mais efetivos para as pessoas que estavam mais deprimidas quando entraram a pesquisa.”