Recentemente, o Facebook lançou o Messenger Kids, uma versão do seu serviço de mensagens voltado para crianças menores de 13 anos. A rede social descreve a ferramenta, que inclui uma seleção de filtros, emojis, adesivos e GIFs, como uma forma das crianças falares com parentes e amigos.

A rede social ainda enfatizou que a plataforma não conta com anúncios ou conteúdo pago, além de que não venderia as informações dos usuários menores de idade para anunciantes. Porém, conforme relata o TechCrunch, defensores da saúde infantil acusam a empresa de usar a ferramenta como uma “porta de entrada” para a rede social, familiarizando as crianças com a plataforma e aumentando as chances de elas usarem o Facebook no futuro.

publicidade

O grupo “Commercial-Free Childhood” reuniu cerca de 100 defensores e grupos de saúde infantil para assinar uma carta aberta pedindo ao CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, que encerre o serviço do Messenger Kids.

A carta afirma que a rede social é irresponsável em lançar uma plataforma voltada para crianças da pré-escola, sendo que há um aumento na preocupação de como as mídias sociais afetam os jovens.

publicidade

“As crianças mais novas simplesmente não estão prontas para ter contas em redes sociais”, argumenta o grupo. “Elas não têm idade suficiente para navegar na complexidade dos relacionamentos online, que muitas vezes levam a mal-entendidos e conflitos, mesmo entre usuários mais maduros. Eles também não têm uma compreensão totalmente desenvolvida da privacidade, incluindo o que é apropriado compartilhar com os outros e quem tem acesso às suas conversas, fotos e vídeos “.

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo