Já pensou em rodar o Windows 95 como um aplicativo qualquer do seu PC? É exatamente o que fez o desenvolvedor Felix Rieseberg, que lançou a plataforma “retrô” da Microsoft como um programa e está chamando a atenção dos nostálgicos. Além de rodar no Windows 10, o software também pode ser instalado no Linux e no Mac OS.

Para rodar o sistema operacional, tudo o que o usuário precisa é baixar o pacote de instalação no GitHub. Batizado de “Windows 95 v1.0”, o programa já inicia diretamente na área de trabalho, sem que seja necessário passar por toda a tela de boot. De acordo com a publicação do VentureBeat, o sistema foi portado usando uma técnica chamada de Electron.

Ainda na primeira versão, o “Windows 95 v1.0” inclui a área de trabalho da plataforma, o menu Iniciar e outras áreas do sistema. Além disso, programas nativos da plataforma, como o Paint, bloco de notas e jogos como Campo Minado, Paciência e outros rodam normalmente. Já aplicativos como o Internet Explorer e software de terceiros ainda não funciona.

ReproduçãoAté o momento, a Microsoft ainda não se pronunciou sobre o lançamento do seu antigo sistema operacional em formato de aplicativo. Embora o Windows 95 original consumisse pouca RAM, cerca de 4 MB, a versão portada necessita de cerca de 300 MB para rodar por conta do Electron. Ainda assim, não deve ser um problema para os computadores atuais.

publicidade