O futuro vislumbrado pelo empresário Elon Musk ficou um pouco mais concreto. Ontem (18), a empresa The Boring Company realizou um evento para apresentar oficialmente um protótipo do sistema de transporte subterrâneo construído em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Durante o evento, o bilionário Elon Musk, CEO de empresas como Tesla, SpaceX e The Boring Company, mostrou como será feito o transporte de passageiros e veículos particulares através dos túneis construídos pela Boring Company. De acordo com Musk, até o momento, foram investidos 10 milhões de dólares na perfuração do que ele chamou de sistema de estradas em 3D.

Usando os túneis, poderão viajar até 16 pessoas em cabines de alta velocidade, bem como veículos particulares. Este veículos podem chegar até 240 Km/h, porém nos testes só foi permitido viajar a 80 Km/h.

Quem conhece o trânsito das grandes cidades, sabe que os carros se movem a velocidades inferiores a essa, pois devido ao tráfego de pessoas e outros automóveis, atingir até 240 Km/h seria impossível. Com estes túneis, Musk quer resolver os problemas de congestionamento nas cidades.

publicidade

No anúncio do protótipo do sistema de túneis, também tivemos a apresentação de uma engrenagem desenvolvida para os carros da tesla, como o Model X. Esse mecanismo será capaz de guiar o carro entre os elevadores, e de uma extremidade do túnel a outra. A engrenagem em si é apenas um conjunto de rodas, e estará disponível como um adicional para os carros, a um preço que varia entre 200 e 300 dólares. No twitter, Elon Musk publicou uma imagem mostrando como ela funciona, confira:

A rapidez na construção dos túneis da cidade de Los Angeles é realmente impressionante e, para os céticos, a apresentação de ontem serviu para mostrar que as ideias futuristas de Elon Musk podem virar realidade. Uma das grandes vantagens dos túneis, além de, claro, diminuir o tráfego nas cidades, é o ganho de tempo. Para se ter uma ideia, hoje, para chegar do centro de LA até o aeroporto, são necessários de 40 a 80 minutos, dependendo do trânsito. Usando os túneis subterrâneos da Boring Company, no entanto, esse trajeto será realizado em apenas 8 minutos.