Após tirar de circulação 192 páginas acusadas de compartilhar notícias falsas, o Facebook anunciou nesta quarta-feira, 15, que removeu da sua plataforma uma rede de grupos, contas e páginas que espalhavam spam e que serviam para vender e comprar engajamento.

Segundo o Facebook, a rede era formada por 72 grupos, 50 contas e cinco páginas coordenadas por uma “entidade” chamada PCSD. Essa rede tinha como objetivo “encorajar e permitir a obtenção de seguidores e curtidas, e até a troca de páginas, com o objetivo de falsamente ampliar o engajamento em busca de ganho financeiro”.

A PCSD usou essa rede de grupos, contas e páginas para “comprar e vender reações, seguidores e páginas, violando repetidas vezes nossos Padrões da Comunidade”, informou o Facebook em nota. A mesma rede atuou também durante as últimas eleições no México.

Quem descobriu a existência da rede de spam foi o Digital Forensic Research Lab, do Atlantic Council, uma agência terceirizada do Facebook encarregada de, entre outras coisas, investigar denúncias de usuários de violações às regras de uso da rede social.

publicidade

A “entidade” PCSD não é exatamente anônima na internet. A sigla significa “Pegar Comunidades Sem Donos”, em referência à finada rede social Orkut, em que era livremente permitido assumir a administração de uma comunidade que havia sido abandonada.

O PCSD é conhecido como um grupo para administradores de páginas. Há diversos vídeos e tutoriais dessa comunidade na internet ensinando a ganhar dinheiro vendendo e comprando curtidas, compartilhamentos e páginas com altos números de seguidores no Facebook. Alguns circulam pelo menos desde 2014.

Veja um panorama da compra e venda de likes no Facebook: