O Facebook vai começar a produzir chips próprios. De acordo com a Bloomberg, a empresa busca um gerente para uma nova divisão de criação de processadores, e a ideia é incorporar inteligência artificial a futuros produtos da empresa.

A vaga de emprego no Facebook é para infraestrutura, então pode ser que o chip da empresa seja feito pensando na incorporação de inteligência artificial a servidores. Mas também é possível que a companhia use os processadores em dispositivos para consumidores finais – segundo rumores, o Facebook planeja uma caixa de som inteligente com função de chamadas de vídeo.

publicidade

Atualmente, os servidores do Facebook que treinam inteligência artificial usam processadores da Nvidia. Ao fazer chips próprios, o Facebook diminuiria a dependência de outras empresas e ganharia mais liberdade para traçar o futuro para aplicações de inteligência artificial.

Recentemente, Mark Zuckerberg disse que a inteligência artificial vai ter papel importante no futuro do Facebook, com poder para detectar conteúdo inapropriado postado pelos usuários da rede social no combate às notícias falsas e mensagens de abuso. O desenvolvimento de um chip próprio pode ajudar o Facebook a alcançar esse objetivo.