De olho nas Eleições de outubro, o Facebook anunciou novas medidas para oferecer transparência aos anúncios políticos. A partir de agora, é possível marcar conteúdo político na rede social e permitir que as pessoas vejam quem está pagando por propagandas dessa natureza.

Os anúncios relacionados a política incluirão uma marcação “Pago por”, do anunciante, no topo, para que as pessoas possam ver quem financiou as peças. Se os anúncios forem marcados como eleitorais, os usuários verão a marcação “Propaganda Eleitoral” e também o número do CPF ou CNPJ declarado pelo anunciante.

Candidatos, seus representantes, partidos e coalizões políticas precisarão se registrar no Facebook para conseguir marcar um anúncio como “Propaganda Eleitoral” quando as campanhas começarem no dia 16 de agosto. As informações sobre o processo de registro podem ser conferidas aqui. 

O Brasil é o segundo país no mundo onde o Facebook lançou a possibilidade de marcar anúncios relacionados a política. Uma nova Biblioteca de Anúncios com informações sobre esses anúncios, valores aproximados gastos pelos anunciantes e informações sobre o público atingido também estarão disponíveis a partir de 16 de agosto.

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Os candidatos poderão fazer esse registro no Facebook a qualquer momento durante a campanha.