Além de Boomerang, Superzoom, Ao Vivo e outros modos de captura de foto e vídeo, o Instagram parece estar prestes a lançar um inédito “modo retrato”. O que a função vai fazer, porém, ainda é um mistério.

Quem descobriu a novidade foi um desenvolvedor chamado Ishan Agarwal, que compilava o APK do Instagram quando descobriu um novo ícone escondido no código do aplicativo. Ele compartilhou as imagens com o Techcrunch.

Reprodução

O Instagram se recusou a comentar a respeito da notícia. Mas vale lembrar que essa foi a postura da rede social quando o mesmo Techcrunch descobriu um modo de compartilhamento de GIFs no app, que foi confirmado uma semana depois.

publicidade

Não há mais informações sobre esse misterioso “modo retrato”. O termo vem sendo usado nos últimos tempos para definir um modo de fotografia que destaca o primeiro plano de uma imagem enquanto deixa o plano de fundo borrado.

É o que também se chama de “efeito bokeh”. Alguns smartphones modernos vêm com recursos próprio para tirar fotos em modo retrato, entre eles os iPhones 7 Plus, 8 Plus e X, além do Galaxy Note 8 e do Moto X4, entre os vendidos no Brasil.

Há, portanto, duas possibilidades sendo especuladas. Uma delas é de que o modo retrato do Instagram terá suporte somente a estes smartphones com duas câmeras, podendo trazer alguns filtros especiais ou truques de software às fotos bokeh.

A outra possibilidade é de que esse novo recurso traga o modo retrato para qualquer celular, seja ele um aparelho de duas câmeras ou não. Por enquanto, porém, tudo não passa de especulação.