O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg aceitou um convite do presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, para testemunhar sobre o uso de dados dos usuários e potencial impacto da rede social nas próximas eleições.

Segundo informações do CNET, irá a Bruxelas nas próximas semanas para testemunhar no Parlamento Europeu, além de se reunir com os líderes dos grupos políticos, bem como com o presidente e o relator da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos para conversar sobre os impactos da rede social nos processos eleitorais europeus e proteção de dados pessoais.

 

publicidade

Zuckerberg foi convidado a se explicar diante do Parlamento da União Europeia logo no início do escândalo envolvendo a Cambridge Analytica, sendo que em abril o executivo testemunhou no Congresso norte-americano. Durante o encontro, foram discutidas questões relacionadas à Cambridge Analytica, privacidade de dados, interferência russa nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos e como a rede social lida com pontos de vista políticos. 

Ainda não está claro se as reuniões de Zuckerberg com o Parlamento Europeu serão privadas ou transmitidas para o público.