A Microsoft retirou uma das funções mais aguardadas da próxima atualização do Windows 10. A companhia lançou uma nova versão de testes nesta quarta-feira, 27, sem o recurso Sets, que adiciona abas aos aplicativos comuns do sistema. A expectativa é que o recurso retorne ao sistema após a Redstone 5, prevista para outubro.

Em uma publicação no blog da Microsoft, a chefe do programa Windows Insider, Dona Sarkar, agradeceu e explicou o motivo para remoção do Sets da atualização. Segundo a executiva, a empresa pretende usar o feedback dos usuários para melhorar a função de abas do Windows 10 nas próximas versões. O objetivo agora seria fazer mudanças visuais e integrar o Office e o Microsoft Edge à ferramenta.

publicidade

Na Build 2018, a Microsoft confirmou que nem todas as funções testadas atualmente no Windows 10 chegariam nas próximas atualizações do sistema. Segundo a empresa, as novas funcionalidades da plataforma só chegariam quando estivessem prontas para o uso. O Sets, inclusive, voltará assim que os testes deste update estiverem finalizados.

Apesar do cancelamento, a Redstone 5 (nome interno do update) ainda conta com algumas mudanças para a plataforma. Nela, o Windows Explorer ganhará um modo escuro, o teclado SwiftKey será integrado à plataforma e a Microsoft finalmente liberará o Cloud Clipboard, que permite copiar um conteúdo no celular e colar no computador. A próxima atualização do Windows 10 deve ser liberada em outubro.