A Microsoft está planejando redesenhar o layout dos programas do Office para que eles sejam iguais em todas as plataformas: web, aplicativo e desktop. A empresa espera que a mudança deixe os programas com uma aparência mais consistente, segundo o ArsTechnica.

Aparentemente, a nova interface terá três elementos centrais que serão liberados aos poucos: o primeiro é a barra de ferramentas mais simplificada. Atualmente, na versão para desktop aparecem três linhas de recursos, enquanto na versão web aparece apenas uma e de forma resumida. O Word para web será o primeiro a obter a nova interface e, em julho, as versões de assinatura do Office 365 para Windows também receberão a nova aparência.

publicidade

Já o segundo elemento é o são os ícones dos aplicativos. Os novos ícones serão todos com base em gráficos vetoriais, para que possam ser redimensionados. Mais uma vez, o Word para web será o primeiro a receber a mudança, seguido pelo Word, Excel e PowerPoint para desktop, todos até o final do mês. Em julho, eles serão adicionados ao Outlook para Windows e, em agosto, ao Outlook para Mac.

Por fim, o terceiro elemento é a caixa de pesquisa, que mostrará sugestões para pessoas, eventos e documentos automaticamente, com base no que o usuário está trabalhando, antes mesmo de digitar os termos de pesquisa. Essa caixa de pesquisa inteligente já está disponível nos aplicativos Web, no SharePoint Online e no Outlook Mobile; em agosto, ele também estará no Outlook Web.