O 5G está aos poucos se aproximando da realidade. A tecnologia de internet móvel da quinta geração, que era esperada para 2020, começa a dar as caras em 2019. Agora foi a vez da Intel anunciar a antecipação do lançamento de um modem 5G e demonstrar o preparo para a nova era da tecnologia. 

O modem em questão é o XMM 8160 5G, que deve ser incorporado a celulares, PCs e gateways de acesso à banda larga, com velocidades de até 6 gigabits por segundo. Isso o coloca em um patamar que, segundo a Intel, é entre três e seis vezes mais rápido do que os melhores modems 4G disponíveis no mercado. 

A empresa nota que o XMM 8160 tem a característica de ser multimodal, o que significa que um único chip suporta as frequências do 5G ao mesmo tempo em que funciona com as redes 4G, 3G e 2G, além dos modos standalone e non-standalone. Isso permite que fabricantes de dispositivos 5G não precisem usar dois modems diferentes, permitindo aparelhos menores e mais eficientes no consumo de energia. 

A expectativa inicial era de que o modem 5G da Intel fosse lançado apenas em 2020, mas a empresa optou por antecipar sua chegada em mais de seis meses, o que coloca sua data de lançamento em algum momento do segundo semestre de 2019. Com isso, os primeiros produtos com modems 5G da Intel podem começar a chegar ao mercado no primeiro semestre de 2020.