O recurso Assistente de Foco do Windows 10 oculta temporariamente as notificações (e-mails, mensagens, etc) recebidas no PC para que você mantenha sua concentração na tarefa que está fazendo. Na próxima atualização do sistema operacional, o Assistente de Foco será ativado automaticamente quando você estiver usando qualquer aplicativo em tela cheia ou assistindo a um vídeo.

Em outras palavras, é como se fosse um modo “Não perturbe” do Windows. E quando você sair da aplicação em tela cheia, as notificações pendentes aparecerão normalmente. Esse recurso fará parte da próxima atualização do Windows 10, que leva o codinome 19H1 e está prevista para chegar em abril de 2019.

publicidade

Exemplos de uso do novo Assistente de foco

Esse recurso vai funcionar automaticamente, por exemplo, quando assistimos a um vídeo do YouTube em tela inteira no Chrome, um filme no Netflix ou até mesmo um vídeo baixado sendo reproduzido no VLC, ou qualquer outro player de vídeo.

Jogos em tela cheia também não serão interrompidos se o assistente de foco estiver ativo. Logo, se você usa seu PC como mídia center, isso pode ser muito útil.

publicidade

Há opção também para ver algumas notificações enquanto assiste a um vídeo. Você pode configurar o Assistente de foco para o modo “somente prioridades” e configurar uma lista de aplicativos. E, claro, existe a opção de desligar o Assistente de foco no momento que você quiser.

Há apenas um problema: muitos aplicativos do Windows usam seu próprio tipo de notificação personalizado e ignoram essa configuração. O Assistente de foco afeta somente os aplicativos que usam notificações padrão do sistema operacional da Microsoft.

publicidade