Um novo padrão de distribuição de internet por Wi-Fi já está tomando conta dos roteadores mais novos do mercado, mas ainda falta chegar aos dispositivos que se conectam com a internet. A Qualcomm, porém, já tem uma solução para esse atraso.

A empresa anunciou nesta quarta-feira, 21, um chip de Wi-Fi já compatível com o novo padrão 802.11ax, chamado de WCN3998. Em comparação com o padrão antecessor, o 802.11ac, essa nova geração promete conexões mais rápidas e estáveis para PCs, tablets, celulares e outros eletrônicos.

A principal vantagem da nova geração está na distribuição de sinal para ambientes cheios. Isto significa que redes Wi-Fi com diversos dispositivos conectados vão funcionar até quatro vezes melhor do que hoje, e terão menos chances de sofrer com congestionamento.

O WCN3998, da Qualcomm, também oferece suporte ao WPA3, novo padrão de criptografia para redes Wi-Fi. O sucessor do WPA2 (usado nos roteadores mais comuns do momento) fará a segurança dos dados de forma individualizada, protegendo todos os dispositivos conectados a uma rede de Wi-Fi separadamente.

publicidade

-> Aprenda a descobrir a senha da sua rede Wi-Fi pelo PC ou celular

Ainda de acordo com a Qualcomm, o seu novo chip de Wi-Fi consome até 67% menos energia, o que promete economizar a bateria dos smartphones do futuro. Por fim, o WCN3998 oferece ainda suporte ao Bluetooth 5.1, geração mais nova do protocolo de conexão sem fio.

O novo produto da Qualcomm será disponibilizado para os clientes da empresa no segundo trimestre. Outra fabricante de chips, a Intel, também anunciou em janeiro que está trabalhando em chips de Wi-Fi preparados para o padrão 802.11ax, que devem sair ainda neste ano.