O reconhecimento facial deve se tornar um recurso nativo do Android em breve. Depois de adicionar scanner de íris como uma funcionalidade do sistema, o Android Open Source Project (AOSP), projeto de código aberto que serve como base para futuras versões do sistema móvel, vai poder também identificar o rosto do usuário.

O novo recurso encontrado pelo 9to5Google no AOSP se chama Trusted Face Smart Lock. Não há detalhes de como ele vai funcionar ainda.

A inclusão do reconhecimento facial nativo vai facilitar a vida de fabricantes de smartphone, que não vão mais precisar criar sistemas próprios para isso.

Para o usuário, a vantagem fica por conta do desempenho da biometria ser consistente nos diferentes aparelhos Android – como atualmente ele é desenvolvido de maneira independente por cada fabricante, nem sempre o funcionamento é idêntico, e alguns sistemas acabam reconhecendo rostos com mais confiabilidade do que outros.

publicidade

Ainda segundo o 9to5Google, a inclusão do recurso no projeto do Android foi feita por Gilad Bretter, um funcionário da Intel. Não está claro qual é o interesse da Intel em inserir o reconhecimento facial no Android.

Por ter sido incluído há pouco tempo no AOSP, o recurso ainda deve demorar algum tempo para ser de fato liberado para fabricantes implementarem em seus smartphones. Uma possibilidade é que a tecnologia já faça parte do Pixel 3, que deve ser lançado no segundo semestre.