O Style S51 Pro faz parte da linha de notebooks ultrafinos da Samsung, sendo um dos modelos top de linha da categoria. Apesar de pequeno no tamanho, o aparelho traz  uma configuração robusta e que promete atender muito bem a quem precisa de desempenho. No entanto, ele exige um certo investimento.  

Olhar Digital testou a máquina e traz logo abaixo as impressões sobre o dispositivo. Confira! 

publicidade

Acabamento

Sendo um dos produtos top de linha da Samsung, o visual do Notebook S51 chama a atenção. Disponível apenas na cor prata, ele traz um acabamento feito unicamente em metal, com design bastante elegante e sóbrio e que brilha na medida certa.

publicidade

Outra vantagem do equipamento é que, devido ao material escolhido, ele dificilmente apresentará marcas de dedos em sua superfície após ser utilizado. 

Reprodução

publicidade

Peso e medidas

O notebook pesa apenas 1,29 quilos, e tem 34,8 cm de largura, 22,9 cm de profundidade e 1,5 cm de espessura.

publicidade

E como você deve imaginar, com este peso e medidas, o transporte do S51 é extremamente fácil: ele pode ser levado em qualquer mochila, sem transtornos ou dores nas costas. Mais um ponto a ser ressaltado é que, apesar de ser extremante fino, em momento algum tivemos dificuldades de segurar o equipamento, mostrando que ele tem uma boa pegada. E isso é extremamente importante em um produto desta categoria.

Reprodução

 

Tela

A tela do aparelho tem 15 polegadas e oferece cores vivas e qualidade de reprodução que nada deixam a desejar a equipamentos como monitores ou televisões de alta definição. 

Contando com a tecnologia LED, a tela traz a resolução de 1920 x 1080 pixels (Full HD) e um bom ângulo de visão, além de não perder a qualidade ou mostrar sombras ao ser visualizada de longe. Mais um ponto positivo fica por conta das bordas finas, que fazem com que o espaço da tela seja bem aproveitado. Outro destaque é o recurso HDR nativo, que aumenta – e muito – a qualidade final das imagens exibidas. 

Em outras palavras, seja para filmes, games, softwares e demais tipos de vídeo, o S51 atende – e muito bem – quem deseja qualidade de imagem. 

Reprodução

 

Teclado e touchpad

O Style S51 Pro traz um teclado que conta com teclas baixas, estilo chiclete, e não possui muitas funções extras. A simplicidade é compensada pelo bom posicionamento e conforto para a maioria das tarefas.

O seu maior problema, no entanto, é estar no padrão americano. Ou seja: ele não conta com a tecla do cedilha, o que faz falta, principalmente para quem trabalha com muitos textos. Em compensação, como um extra bem-vindo, ao lado do teclado fica um leitor de impressões digitais, que pode ser utilizado para entrar no Windows.

Já o touchpad do aparelho é bem eficaz e traz uma boa precisão, evitando a necessidade de grandes movimentos. Mas, em compensação, ele não traz muitos recursos extras que um Macbook, por exemplo, traria. E ele também não traz divisores para indicar quais seriam os seus botões. 

Reprodução

 

Ficha técnica

Agora que você sabe um pouco mais do acabamento, vamos falar sobre a performance do S51. Mas, antes é importante saber mais das especificações do aparelho.

A seguir, veja a ficha técnica e os itens que o acompanham:

  • Intel Core i7 8550U com frequência de 1.80 GHz até 4.0 GHz;
  • Placa de vídeo NVIDIA GeForce MX 150 de 2 GB de memória dedicada;
  • 16 GB de memória DDR4;
  • 256 GB SSD;
  • Tela Full HD LED 15.0;
  • Alto-falantes estéreo;
  • Câmera de 720p;
  • 1 saída HDMI;
  • 1 porta Thunderbolt 3;
  • 2 portas USB 3.0 e 1 porta USB 2.0;
  • Leitor de cartões Micro SD;
  • 1 saída fone de ouvido / entrada microfone.

Performance e desempenho 

Graças ao seu SSD, a inicialização do Windows é extremamente rápida, com o seu tempo de boot não passando de segundos. E um fato interessante: este aparelho é ligado toda vez que a sua tampa é aberta.

Com o Windows 10 como sistema padrão, a Samsung aproveitou para pré-instalar alguns programas próprios. Mas, antes que você torça o nariz, avisamos que os programas instalados pela fabricante não comprometem o desempenho – como é comum acontecer…

O aparelho se comportou extremamente bem durante o streaming e reprodução de vídeos em 1080p, lembrando que ele ainda tem a capacidade de executar conteúdos em 4K.

Para a parte mais pesada de desempenho, também foram realizados alguns testes com programas de edições de vídeo e de máquinas virtuais. Aqui, mesmo quando configurado para rodar em seu limite, o notebook não apresentou sequer um sinal de travamento, tampouco aqueceu mais do que deveria, se mantendo sempre na temperatura certa.

Ao abrir muitas abas em navegadores de internet e deixar outros conteúdos sendo reproduzidos em segundo plano, a Samsung mostra que acertou na escolha do processador, na quantidade de memória RAM, na placa de vídeo dedicada e na memória SSD. Todo o conjunto deu conta do recado tranquilamente.

Apesar de não ter este ponto como foco, também é necessário dizer como ele se sai com jogos. Aqui, fica a única decepção com o produto, uma vez que a sua placa de vídeo não é muito potente. Ele até consegue rodar alguns dos jogos mais recentes para PC, mas, para obter uma boa performance, será necessário deixar a sua configuração no mínimo e isso deixa os jogos com gráficos não muito bons.

Bateria

Outro ponto forte do aparelho é a autonomia da bateria. Durantes os testes realizados pelo Olhar Digital, em uso para tarefas cotidianas, como trabalhos com a suíte Office, da Microsoft, reprodução de vídeos e navegação na internet, o notebook sempre ofereceu mais de 10 horas de uso longe da tomada.

Vale lembrar, que durante estes testes, o perfil usado no Windows foi o de energia normal, ou seja, sem foco em desempenho ou economia de bateria. Mais uma adição bem-vinda da Samsung fica para a sua entrada USB tipo C, que além de permitir a conexão de um celular da marca, também pode ser utilizada com um carregador portátil (como os Powerbanks) para dar uma nova carga ao notebook.

Preço

Este é o grande Calcanhar de Aquiles, do S51. Ainda que seja um equipamento top de linha, investir quase R$ 9 mil (R$ 8.999,00 no site oficial da fabricante) torna-se inviável para muita gente.

O valor pode ser um limitador mesmo entre quem não tem medo de meter a mão no bolso, já que esses consumidores podem preferir um Macbook ou até mesmo optar por comprar um equipamento similar no exterior, pagando menos. 

Conclusão

O Style S51 Pro é um dos melhores notebooks ultrafinos que já testamos nos últimos meses. Como dito acima, para quase todas as tarefas ele conseguiu oferecer um bom desempenho, e também impressionou com a sua tela e visual metálico.

É verdade que ele não traz extras que o diferenciem além da configuração, mas isso não chega a ser um problema (nem seu objetivo). A grande verdade é que dificilmente você conseguirá encontrar um notebook ultrafino que tenha a mesma performance do Style S51 Pro

O preço é o seu grande entrave: caso você não tenha a necessidade de ter um notebook tão leve e compacto, é possível encontrar configurações similares em notebooks mais “pesadinhos”, que conseguem oferecer um desempenho parecido e um preço mais amigável. Agora, se você procura tamanho e desempenho sem se importar com o valor, o Style S51 Pro é uma boa aposta.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.