Na semana passada, a Boston Dynamics publicou um vídeo com o robô SpotMini abrindo uma porta para outros robôs passarem. Agora os pesquisadores da empresa de robótica divulgaram mais um vídeo mostrando que o SpotMini é bastante resistente e consegue abrir portas mesmo com humanos tentando atrapalhar.

O SpotMini foi criado pela Boston Dynamics – que pertencia ao Google, mas agora é do grupo japonês SoftBank – para ser uma versão “menos ameaçadora” do que outros robôs da empresa. Ele está sendo desenvolvido para tarefas domésticas, e o novo vídeo mostra como ele faz de tudo para cumprir sua função.

publicidade

No vídeo, um engenheiro da Boston Dynamics atrapalha o robô enquanto ele tenta abrir a porta para ir para outra sala, mas o SpotMini consegue sempre dar um jeito de superar as adversidades. Parte da ação é feita autonomamente pelo robô, mas ele também conta com a ajuda de um humano com um controle remoto para guiá-lo pelo caminho.

“Uma câmera encontra na mão encontra a maçaneta, câmeras no corpo determinam se a porta está aberta ou fechada e ajudam a navegar,” explica a equipe de desenvolvimento do SpotMini. “Controladores oferecem locomoção, equilíbrio e ajustam o comportamento quando o progresso é interrompido. A habilidade de tolerar e responder a perturbações como essa melhoram o sucesso operacional do robô.”

publicidade

Confira o vídeo abaixo: