A Samsung deu início, nesta terça-feira, à produção em massa de seu primeiro SSD de 4 TB voltado para o consumidor final. O modelo ainda não teve o preço revelado, mas promete ser consideravelmente mais barato do que o último disco com essa capacidade anunciado pela marca – e tudo graças à adoção da tecnologia flash de 4 bits por célula, ou QLC.

O sistema é uma evolução do padrão atual dos SSDs. Em 2012, os discos de ponta passaram a usar uma tecnologia de três bits por célula (TLC). Inicialmente, ela permitia aos chips de memória flash que compõem a estrutura de um SSD guardarem até 64 gigabits de dados (equivalente a 8 GB). Em um disco normal, formado por 32 desses chips, a capacidade máxima seria de 256 GB, o que foi ampliado graças ao desenvolvimento de outras tecnologias. Falamos um pouco sobre uma delas, de camadas, aqui.

publicidade

De toda forma, o novo modelo de SSD de 4 TB da Samsung vai usar a tecnologia de 4 bits em chips de memória flash com 64 camadas. Serão usados 32 deles em uma unidade, cada um capaz de guardar até 1 terabit (equivalente a cerca de 128 GB) de informações, totalizando os 4 TB.

O curioso de tudo isso é que, com um aumento na densidade de bits em uma célula, a velocidade de leitura e escrita do SSD cairia. Mas não é isso que a Samsung diz: a empresa garante que o disco com a tecnologia QLC vai manter o mesmo desempenho dos produtos atuais, que usam a TLC. Ou seja, os discos de alta capacidade conseguirão ler a 540 MB/s e escrever a 520 MB/s.

publicidade

Além do modelo de 4 TB, a companhia sul-coreana deve lançar também versões com 1 TB e 2 TB de capacidade, todos no formato de 2,5 polegadas e com garantia de três anos para quem tem preocupação com a durabilidade. Os preços não foram divulgados, mas, como a marca está dizendo que eles serão voltados para o consumidor final, podemos esperar por algo (bem) abaixo dos 1.500 dólares, que era o preço cobrado por um modelo de 4 TB da mesma Samsung lançado há dois anos.