Sites de distribuição de ROMs e emuladores de consoles antigos sofreram uma baixa considerável nesta quarta-feira, 14. Após alguns meses de disputa, o casal responsável pelos siets LoveROMS.com e LoveRETRO.co aceitou um acordo com a Nintendo que lhes custará US$ 12 milhões para encerrar um processo relacionado a direitos autorais.

Os sites foram fechados no meio do ano, no final de julho, sob ameaça de um processo que poderia custar aos responsáveis US$ 100 milhões se a Nintendo desse prosseguimento à batalha judicial e obtivesse uma vitória total no tribunal. O acordo, revelado pelo site TorrentFreak, coloca uma pedra sobre o assunto.

publicidade

Quando Jacob Mathias, autor das páginas, recebeu a ameaça de processo, ele rapidamente tirou os sites do ar para evitar maiores danos. Ele e sua esposa, que também foi adicionada ao processo, também demonstraram com clareza o interesse em não prolongar o assunto e arrastar a batalha nos tribunais.

Não fica claro, no entanto, se o casal realmente terá que pagar toda essa fortuna, já que muitos casos o valor anunciado no processo é propositalmente alto apenas para servir como exemplo, e o valor a ser pago pode ser muito menor e combinado por baixo dos panos. O casal também aceitou uma imposição que define que eles não poderão mais infringir direitos autorais da Nintendo de agora em diante.

publicidade

O caso foi emblemático por causar um rebuliço na comunidade de compartilhamento de ROMs de jogos retrô. O já clássico site EmuParadise também acabou encerrando a distribuição de jogos pouco tempo após o fechamento do LoveROMS e do LoveRETRO temendo receber um processo similar.