Após anunciar que encerraria o desenvolvimento do Xperia Home, a Sony disse que está desenvolvendo um novo launcher para os seus smartphones. A informação foi publicada por um funcionário da empresa no Google+ e indica que os celulares deverão continuar apostando em um visual próprio ao invés de usar o Android Puro.

De acordo com a publicação do Xperia Blog, uma das desenvolvedoras do Xperia Home, Erika Prymus, decidiu revelar a razão para o cancelamento do launcher oficial da Sony. “O motivo para descontinuarmos o desenvolvimento de novas funções no atual Xperia Home é que nós estamos criando uma nova aplicação”, publicou. Ou seja, a Sony vai reiniciar o seu app do zero.

Até o momento, a Sony não revelou o motivo pelo qual decidiu mudar de launcher. Entretanto, acredita-se que o visual do Xperia tenha ficado para trás em relação a outras fabricantes e ao próprio Android P, que está em desenvolvimento. É provável que a Sony inclua novos recursos na tela inicial dos seus telefones e faça mudanças visuais mais profundas.

De qualquer forma, a notícia de que a fabricante vai adotar outro launcher é um balde de água fria nos fãs do Android Puro. A interface desenvolvida diretamente pelo Google para os seus telefones Pixels é a favorita de muitos usuários por ser considerada mais leve e menos poluídas do que as de algumas concorrentes. Agora, resta aguardar para ver o que a Sony está preparando par aos seus dispositivos.