O Telegram, um dos principais concorrentes do WhatsApp, lançou oficialmente uma versão alternativa de seu aplicativo de conversas. Chamado de Telegram X, esse app alternativo é focado em recursos experimentais, e traz também uma série de opções visuais diferentes. Ele já está disponível para Android e iOS.

Assim, como no Telegram, o cadastro é feito por meio do número de telefone, e a mesma conta pode ser usada tanto no Telegram quanto na sua versão X. Assim que o usuário entra nele, pode acessar todas as conversas, canais e mídias trocadas pelo outro aplicativo também. As conversas fixadas, no entanto, ficam separadas das demais por uma pequena barrinha que as torna mais fácil de ver. Ao pressionar e segurar sobre uma conversa, é possível ver uma prévia com as últimas mensagens enviadas nela. 

publicidade

Reprodução

Clicando em conversas ou canais, o app tem pequenas animações que servem de transição entre as telas. Nas conversas, as mensagens não aparecem em “bolhas”, mas em linhas de texto separadas apenas por espaço mesmo. As fotos, com isso, acabam tendo um espaço maior na tela. Mas, se o usuário preferir, pode alterar para uma aparência mais semelhante à do aplicativo original acionando o modo “Bolhas” no menu do app.

publicidade

Nesse mesmo menu, também é possível ativar um “modo noturno” semelhante ao do aplicativo do Twitter. Ele deixa o fundo do app branco e os textos em cores claras. Essa mudança faz com que a tela do aplicativo emita menos luz, o que torna-o mais agradável para utilização durante a noite – tanto que é possível configurar o app para entrar automaticamente nesse modo quando escurecer. Também é possível configurar o tamanho do texto, deixando-o maior ou menor na tela. 

História

publicidade

Originalmente, segundo o Android Police, o app era simplesmente um aplicativo alternativo para acessar as conversas do Telegram, chamado de Challegram, criado com base na TDLib – a base de dados aberta do Telegram. No entanto, a empresa de Pavel Durov acabou comprando o app de seus produtores originais e mudou seu nome para Telegram X. 

É possível, portanto, que a empresa tenha a intenção de usar essa versão alternativa do aplicativo como uma plataforma de experimentos com diagramações e recursos diferentes para seus usuários. A empresa tem uma série de planos ambiciosos para o próximo ano, incluindo o lançamento de um sistema de pagamentos e até mesmo de sua própria criptomoeda

publicidade