Cinemagrafia é uma técnica aplicada em fotos em que uma parte em destaque delas se mantém em contínuo movimento.  No entanto, gerar esse efeito pode ser algo um tanto complexo. Mas há aplicativos que ajudam a fazê-lo e o Zoetropic é um bom exemplo.

Diferente de outros apps que usam vídeos para fazer o efeito, o Zoetropic utiliza uma foto e adiciona movimentos a ela. Melhor dizendo, ele fornece ferramentas para você fazer isso.
Com habilidade suficiente, paciência e uma foto apropriada, é possível pode obter resultados impressionantes, como pode ver na imagem abaixo, que está na conta do Instagram do aplicativo.

publicidade
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por ZOETROPIC – Cinemagraph app (@zoetropic_app) em20 de Out, 2018 às 8:25 PDT

 

publicidade

O movimento é gerado a partir de vetores, ou setas, indicando em qual direção a imagem deve se mover. Para controlar um pouco o resultado final, você também tem pontos de estabilização e máscaras para que algumas partes permaneçam imóveis.

O funcionamento do próprio Zoetropic é fácil de entender, embora dominar o aplicativo leve um certo tempo. Para chegar a resultados ótimos é preciso praticar. A primeira coisa a ser feita é abrir uma foto da sua galeria. Então é a sua vez de usar as ferramentas para realizar a animação. A dica do primiero passo é marcar a área que não deve ser movida. Para isso, use a ferramenta de máscara e pinte a área da imagem que você não quer movimento.

publicidade

Em seguida, escolha as partes que deseja mover e selecione a ferramenta “movimento”. Agora você deve criar o movimento arrastando o dedo para a direção desejada. É possível visualizar setas amarelas para lhe orientar. Veja o exemplo abaixo:

Reprodução

publicidade

E aqui fica a grande dica: após criar um movimento, já é possível testa-lo. É só clicar no símbolo de play que está na barra azul que está no topo da tela. Se o movimento deformar algo que você não queria movimentar, então basta usar a ferramenta “estabilização” e marcar com pontos vermelhos as partes que deseja manter estáticas.

Quando estiver satisfeito com o resultado, clique no menu para selecionar a opção “salvar / exportar vídeo”. Você ainda pode fazer pequenos ajustes antes de salvar, como escolher a velocidade do movimento e o número de repetições.

Com a versão gratuita do app só é possível gravar o filme no formato MP4. E também deixa uma marca d’água no canto esquerdo superior do vídeo. A edição paga (R$ 6,99) permite gravar também no formato Gif, aumenta o tempo de repetições, retira as pequenas propagandas que ficam na parte inferior do aplicativo e, claro, remove a marca d’água.

As propagandas não chegam a incomodar e o formato MP4 é compatível com muitos players de redes sociais para compartilhar o vídeo normalmente. A marca d’água é pequena, bem pequena, portanto tolerável. A versão gratuita não limita sua criatividade e você pode atingir ótimos resultados. Por isso recomendamos começar com ela e passar para a edição paga do Zoetropic somente quando adquirir mais prática.

Não é difícil, só é preciso um pouco de treino. A curva de aprendizado é curta e logo você fica viciado em fazer esses efeitos. Veja a conta do instagram do app para ter uma ideia do que você pode criar com o Zoetropic.

Baixe o Zoetropic na Play Store