A Vivo conseguiu irritar um dos grupos mais barulhentos da sociedade brasileira: torcedores de futebol. Um vídeo em que um executivo da operadora faz uma brincadeira com o número de títulos nacionais do Palmeiras viralizou e irritou bastante a torcida, que iniciou um movimento de boicote que disparou para o topo dos Trending Topics do Twitter com a hashtag #BoicoteVivo.

O vídeo foi gravado em uma apresentação interna da Vivo, segundo a própria empresa. O material mostra uma demonstração da assistente virtual Aura, criada para auxiliar clientes com os serviços da própria Vivo. Para brincar, é feita a seguinte pergunta: “Aura, quantos títulos brasileiros tem o Palmeiras?”, descrita como “o maior enigma do Brasil na atualidade” e “uma pergunta que ninguém parece saber responder”.

Quando questionada, a assistente dá a resposta que irritou bastante os palmeirenses. “Desculpe, eu não consigo te responder. Há casos em que a matemática não parece fazer sentido”.

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Para quem não está por dentro do mundo do futebol, o debate sobre o número de títulos nacionais do Palmeiras é acalorado. O Campeonato Brasileiro começou a ser disputado em 1971, mas antes dele havia outros torneios de alcance nacional. Em 2010, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), decidiu unificar os títulos, o que fez com que o Palmeiras, que conquistou seis vezes o Brasileirão, tivesse outros quatro títulos adicionados à contagem, o que, com a conquista de 2018, faz com que esse número chegue a 10. Palmeirenses e rivais se bicam até hoje sobre a legitimidade dos quatro campeonatos adicionados à conta do clube.

Ao fazer a brincadeira com a “matemática que não faz sentido”, a Vivo basicamente reforça os argumentos dos rivais, que costumam fazer brincadeiras como “não faz sentido um clube comemorar o eneacampeonato sem comemorar o penta, o hexa, o hepta e o octa”.

Não à toa, a torcida palmeirense ficou bastante irritada, iniciando o movimento de boicote. Muitos usuários no Twitter mencionam estar procurando planos de celular em outras operadoras, como Claro, TIM e Oi, com alguns dizendo já ter até mesmo ter realizado a portabilidade de suas linhas para concorrentes.

O comunicado da Vivo sobre o tema lamenta o ocorrido, mas não diz quando o vídeo foi gravado nem quem é o funcionário no palco. “A Vivo informa que o vídeo em questão, retirado de uma apresentação interna da companhia e reproduzido fora de seu contexto, não representa a opinião de seu presidente ou da empresa. A Vivo pede desculpas àqueles que se sentiram ofendidos e reitera seu respeito pela Sociedade Esportiva Palmeiras e seus torcedores.”