Com a proximidade das eleições gerais no Brasil, o WhatsApp vai reforçar ações para combater a disseminação de notícias falsas pelo mensageiro. Nos próximos dias, um vídeo vai ser divulgado no Facebook alertando usuários dos riscos de compartilhar conteúdo sem conferir a fonte.

O vídeo vai ser exibido como um anúncio patrocinado do Facebook e pode ser visto abaixo. Em 30 segundos, ele recomenda que usuários confiram o que receberam dentro do mensageiro antes de começar a espalhar informações potencialmente falsas.

A campanha também serve para informar usuários sobre o novo recurso de encaminhamento no WhatsApp, que avisa quando uma mensagem foi repassada pelo usuário, assim como limita a quantidade de pessoas que podem receber a mesma mensagem simultaneamente.

publicidade

O WhatsApp também vem sendo bastante criticado pelas notícias falsas espalhadas pela plataforma, assim como o Facebook. No caso do aplicativo de mensagens, as fake news já tiveram como consequência linchamentos na Índia, por exemplo, e também tiveram força durante as eleições mexicanas.

O Facebook quer mostrar que está bastante comprometido com o combate às fake news: a rede social também preparou uma série de medidas que vão ser colocadas em prática durante as eleições brasileiras.