Aos poucos, o Winamp dá os primeiros passos para o retorno do mundo dos mortos. Abandonado em 2013, o software que fez parte da vida digital de tantas pessoas recebeu sua primeira atualização em anos, preparando o caminho para um grande update que promete trazer o programa para a era atual.

Trata-se de uma atualização pequena, no entanto. Recentemente, vazou na internet uma atualização que, entre outras pequenas novidades, oficializava o suporte ao Windows 10. O software começou a rodar pelo submundo online de forma não-oficial, gerando riscos de segurança a usuários interessados no novo recurso. Diante disso, os desenvolvedores optaram por publicar a atualização de forma oficial no site do Winamp.

Com isso, você pode baixar no site do Winamp a versão 5.8 beta do reprodutor de mídia, que pode apresentar alguns probleminhas de estabilidade e desempenho, justamente por ser uma versão experimental.

Em 2019, no entanto, é provável que vejamos o renascimento do Winamp de uma forma mais agressiva. A Radionomy, empresa responsável pelo programa, já anunciou planos de um retorno mais contundente. Em entrevista Alexandre Saboundjan, CEO da empresa, confirmou que o app vai voltar no ano que vem como um agregador de conteúdo em áudio, incluindo streaming e podcasts.

publicidade

A atualização que será disponibilizada nesta semana serve apenas para corrigir alguns bugs e eliminar recursos que antes eram pagos. Grandes mudanças virão apenas na versão 6, que será lançada no ano que vem, e que também levará o Winamp para Android e iOS.

O CEO da Radionomy não indicou quais serviços de streaming ou canais de podcasts serão agregados no aplicativo do Winamp em 2019, mas disse que está em “negociação” com diversas empresas e que está “confiante” de que o produto final vai atender às expectativas dos usuários.