Em setembro, surgiu na web uma suposta versão atualizada do aplicativo de reprodução de áudio Winamp, o que dava indícios de que o programa poderia estar prestes a voltar à ativa. E, nesta segunda-feira, 15, veio a confirmação: o Winamp está mesmo de volta.

O player de áudio que foi parte importante da vida de tantas pessoas ao redor do mundo durante os anos 1990 e 2000 foi descontinuado em 2013, deixando milhares de fãs nostálgicos chateados. Mas ele está preparando um retorno para 2019, confirmou hoje a atual dona da marca.

O site TechCrunch publicou nesta segunda uma entrevista com Alexandre Saboundjan, CEO da Radionomy, empresa que comprou o Winamp em 2014. Ele confirmou que o app vai voltar no ano que vem como um agregador de conteúdo em áudio, incluindo streaming e podcasts.

“Haverá uma versão completamente nova no próximo ano, com o legado do Winamp, mas uma experiência auditiva mais completa”, disse Saboundjan. “Você poderá ouvir os MP3s que você tem em casa, mas também na nuvem, podcasts, streaming de estações de rádio, até uma playlist que você talvez tenha feito.”

publicidade

Saboundjan confirmou que aquela atualização “vazada” em setembro, a versão 5.8 do Winamp para PC, que finalmente traz suporte nativo ao Windows 10, não só é real como será lançada oficialmente no próximo dia 18 de outubro. Mas não espere grandes novidades ainda.

A atualização que será disponibilizada nesta semana serve apenas para corrigir alguns bugs e eliminar recursos que antes eram pagos. Grandes mudanças virão apenas na versão 6, que será lançada no ano que vem, e que também levará o Winamp para Android e iOS.

O CEO da Radionomy não indicou quais serviços de streaming ou canais de podcasts serão agregados no aplicativo do Winamp em 2019, mas disse que está em “negociação” com diversas empresas e que está “confiante” de que o produto final vai atender às expectativas dos usuários.